Unilever lança ações em comprometimento com o meio ambiente

Estamos lançando hoje uma série de compromissos e ações novas e ambiciosas para combater as mudanças climáticas e proteger e regenerar a natureza, além de preservar recursos para as gerações futuras.

Cinco meses atrás, a maior parte das pessoas não tinha sequer ouvido falar da Covid-19. Praticamente da noite para o dia, todas as atenções se concentraram nessa doença invisível, porém mortal. E com razão. Vidas estavam – e estão – em risco.

Com isso, o foco se deslocou de uma ameaça muito maior e onipresente para as pessoas e o planeta: as crises do clima e da natureza.

Por isso, todos nós precisamos redobrar os esforços. Porque, apesar de o tempo não estar do nosso lado, temos uma janela de oportunidade para agir.

É por esse motivo que, hoje, estamos anunciando um novo conjunto de ações e compromissos para melhorar a saúde do planeta:

  • Estamos nos comprometendo a atingir nível líquido zero de emissões em todos os nossos produtos até 2039, desde o suprimento de materiais que usamos até a chegada de nossos produtos aos pontos de venda.
  • Estamos nos desafiando a adotar padrões ainda mais elevados para proteger ecossistemas de alto carbono, como florestas, solos turfosos e florestas tropicais, além disso, nossa cadeia de suprimentos será livre de desmatamento até 2023.
  • Empoderaremos uma nova geração de produtores e pequenos proprietários rurais para proteger e regenerar o ambiente deles.
  • Introduziremos um novo Código de agricultura regenerativa para todos os nossos fornecedores, a partir do nosso Código de agricultura sustentável atual.
  • Implementaremos programas de proteção da água em 100 áreas em situação de escassez de água até 2030 e nos uniremos ao 2030 Water Resources Group para ampliar programas de resiliência da água.
  • As marcas da Unilever, juntas, investirão 1 bilhão de euros em novo Fundo do Clima e Natureza, que será usado ao longo dos próximos 10 anos em ações significativas e decisivas.

Estamos ousando ainda mais para ir ainda mais longe

Somos reconhecidos por definir planos ambiciosos para nós mesmos. No mês passado, comemoramos 10 anos do nosso Plano de vida sustentável. Com isso, aprendemos muito sobre o que funciona e o que não funciona.

E, no ano passado, anunciamos metas ousadas para manter o plástico na economia circular, onde ele é reutilizado, reciclado ou compostado, para que não acabe sendo descartado no meio ambiente.

Nossos novos compromissos são o próximo passo. E eles vão além do que jamais fomos até agora.

“Enquanto o mundo enfrenta os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19, além de lutar contra problemas sérios de desigualdade”, disse o CEO da Unilever, Alan Jope, “não podemos nos esquecer de que a crise climática continua sendo uma ameaça para todos nós. Mudanças climáticas, degradação da natureza, redução da biodiversidade, escassez de água – todos esses problemas estão interconectados, e precisamos enfrentá-los simultaneamente.

Ao fazer isso, precisamos reconhecer que a crise do clima não é somente uma emergência ambiental; ela também tem um impacto terrível sobre a vida e a subsistência das pessoas. Assim, temos a responsabilidade de ajudar a combater a crise: como empresa e com ação direta, por meio de nossas marcas.”

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: