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02.09.19 às 17:24

Unilever desafia suas marcas a intensificarem a reciclagem

Com metas de redução do impacto ambiental, marcas como OMO e Love Beauty and Planet estão transformando o portfólio de produtos da Unilever

Em linha com seu Plano de Sustentabilidade, a Unilever tem o compromisso de se dedicar à redução do impacto ambiental da marca. Por isso, estabeleceu a meta de ter, até 2025, ao menos 25% de resina reciclada nas embalagens plásticas, e de garantir que sejam criadas de forma a permitir a reutilização, a reciclagem ou a compostagem. Globalmente, a companhia já fez progressos significativos como a redução de 31% dos resíduos associados ao descarte dos nossos produtos. No Brasil, desde 2015 toda a operação conta com a marca ‘Aterro Zero’.

O uso desequilibrado e o descarte inadequado do plástico conferiram ao material o status de vilão. A resina tem, no entanto, propriedades técnicas, como impermeabilidade, maleabilidade, durabilidade e custo-benefício, que tornam a sua aplicação indispensável em quase todos os objetos: além das embalagens, computadores, celulares, calçados, etc.

A solução para a gestão de resíduos plásticos passa, dessa forma, pelo esforço de reinseri-los na economia e evitar que sejam deixados no meio ambiente, em lixões e aterros. Para isso, a companhia participa e lidera diferentes iniciativas com outras empresas. Um dos exemplos é a parceria da empresa com o GPA, desde 2001, para o desenvolvimento das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. O projeto já ultrapassou a coleta de 111 mil toneladas.

Com o material coletado por meio desta e diversas iniciativas, a Unilever tem desafiado seus times de marketing, pesquisa e desenvolvimento a criarem soluções que entreguem valor, qualidade e sustentabilidade em todas as pontas. Os lançamentos recentes das marcas Love Beauty and Planet e OMO comprovam o esforço integrado da companhia em entregar para a sociedade os compromissos assumidos em seu plano (USLP) em 2010.

Love Beauty and Planet – primeira marca de beleza vegana do grupo Unilever, chegou ao mercado brasileiro em abril de 2019, com a sustentabilidade em seu DNA. A marca tem o objetivo de reduzir ao máximo sua pegada ambiental de maneira holística, prestando atenção a todos os aspectos da jornada do produto, incluindo ingredientes e embalagens. Todos os frascos são 100% recicláveis, e feitos a partir de 100% de plástico reciclado – vindo de garrafas pet coletadas por cooperativas locais.

A marca também está comprometida a fazer parcerias com organizações e pessoas que também queiram ajudar a preservar o planeta para as futuras gerações. Como o WWF-Brasil, por exemplo, que fará a curadoria das causas locais que serão abraçadas por Love Beauty and Planet, e que chancela seus esforços de sustentabilidade.

OMO: após 24 anos, em março de 2019 OMO reformulou todo seu portfólio e apresentou OMO Lavagem Perfeita – uma evolução do OMO Multiação –, com um produto superior e que oferece uma série de benefícios sustentáveis. Com essa mudança, OMO se torna a primeira marca de cuidados com a casa a incluir plástico reciclado de forma permanente em todas as suas garrafas da linha e dá continuidade às ações que visam um único objetivo: ser uma marca cada vez mais sustentável e liderar esse movimento dentro da Unilever Brasil e da indústria/categoria.

Como parte da estratégia e como forma de chamar a atenção dos consumidores, OMO aposta em uma campanha de convocação da população que convida as pessoas a reciclarem suas embalagens. A iniciativa conta ainda com um projeto piloto, em parceria com a startup Molécoola, que irá recompensar o consumidor que levar suas embalagens aos pontos de coleta específicos – ao depositar as embalagens a pessoa ganha pontos que poderão ser trocados por produtos e benefícios.

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