A Unilever incorporou a ideia de sustentabilidade em seu negócio ao modificar produtos e passou a influenciar 2 bilhões de pessoas em 182 países para o consumo consciente. Este foi o principal motivo para a empresa ser escolhida como a mais sustentável de 2011 pelo Guia Exame.
Com nota 8,1 em responsabilidade ambiental e 8,7 em gestão de fornecedores (de um total de 10, cada), a corporação utiliza insumos com foco na redução de resíduos e conservação da biodiversidade, além de utilizar critérios sociais para qualificar, selecionar e monitorar fornecedores de bens e serviços, com o cuidado de não incentivar os trabalhos escravo e infantil e a corrupção.
Para os próximos dez ano, a Unilever pretende melhorar a saúde e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas no mundo. Até o momento, a empresa já retirou da sua cadeia produtiva 77 milhões de quilos de açúcar, sal, gorduras saturas e trans.
Fazer mais com menos
Entre suas ações mais conhecidas, a Unilever criou uma fórmula concentrada de seu amaciante para substituir a versão líquida. Leia sobre o que essa mudança permitiu:
Linha de produção
– Redução de 50 milhões de litro de água (78% a menos)
– Redução de 990 toneladas de embalagem plástica (58% a menos)
Transporte
– Eliminação de 52 milhões de caixas de papelão (52% a menos)
– Menos 3.500 caminhões em circulação
– Redução de 186.000 toneladas de gás carbônico (67% a menos)
Para o consumidor
– O líquido custa R$ 7,00. O concentrado custa R$ 5,00 (20% a menos)
– Economia mensal de 900 litros de água na lavagem.
Leia também:
– Guia Exame de Sustentabilidade elege Unilever empresa sustentável do ano
Siga no twitter.
Curta no facebook.
Adicione no orkut.