União Européia utiliza 17% dos recursos naturais do planeta

Pegada ecológica da Europa aumentou 70% nos últimos 40 anos; região detém apenas 7% da população mundial

Comentário Akatu: A obrigação de se desenvolver de forma sustentável é crítica nos países cuja pegada ecológica está muito além das capacidades do planeta. Mas os países em desenvolvimento, como o Brasil, também devem ter a sustentabilidade como meta. O consumidor consciente tem papel preponderante nesta história, ao consumir com responsabilidade e não desperdiçar recursos.

Com apenas 7% da população mundial, a União Europeia (UE) utiliza atualmente 17% dos recursos naturais do planeta, estima a organização ecologista World Wide Fund for Nature (WWF), no seu relatório “Europa 2005 – A Pegada Ecológica”, divulgado recentemente.

A pegada ecológica européia, que mede a utilização dos recursos naturais, aumentou cerca de 70% desde 1961. Atualmente, os europeus utilizam uma média de 4,9 hectares por pessoa, quando o continente suporta 2,2 hectares. Assim, “os europeus dependem do resto do mundo para ultrapassar este déficit”, afirma o relatório. A Finlândia e a Suécia surgem no topo da lista, ambas com uma média de 7 hectares.

Segundo a WWF, a solução é o desenvolvimento sustentável. Numa nota introdutória ao relatório, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, informa que, no final do ano, Bruxelas vai apresentar uma proposta para uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável para a UE.

“A Europa deve utilizar as suas vantagens intelectuais, financeiras, sociais e culturais para liderar o mundo num caminho diferente”, declarou Tony Long, diretor de políticas européias da WWF. São necessárias inovações nas áreas da alimentação, saúde e transporte, além de maior promoção das energias “verdes”.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: