loader image
24.09.14 às 17:58

Unesco afirma que a educação tem papel central no desenvolvimento sustentável

Agência da ONU diz que novo conjunto de metas globais deve destacar benefícios de se fornecer educação de qualidade para todos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Alunos de rede estadual SP. Crédito: Creative commons/Carol Garcia/AGECOM

 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirmou que a educação tem papel central no desenvolvimento sustentável. A agência da ONU disse que o novo conjunto de metas globais pós-2015 deve destacar benefícios de se fornecer educação de qualidade para todos.

Objetivos
O relatório de Monitoramento Global da Unesco cita 16 objetivos em relação à educação. O documento recebeu apoio geral, incluindo do secretário-geral, Ban Ki-moon; do presidente do Banco Mundial www.worldbank.org/pt/country/brazil   , da chefe do PMA e da presidente da Fundação para Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel. A Fundação atua em Moçambique promovendo projetos de educação. Ban afirmou que “a educação é um direito fundamental e a base para o progresso em todos os países.”

Redução da Pobreza
Segundo a Unesco, os objetivos e os benefícios da educação incluem a redução da pobreza, a melhora da nutrição, da saúde e do bem estar das crianças e a ajuda no processo de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres.

O relatório cita ainda benefícios no uso da água e outras energias sustentáveis. O documento explica que a educação gera ganhos produtivos e acelera o crescimento econômico.

Segundo a Unesco, a educação ajuda na redução das desigualdades, na proteção do meio ambiente e na formação de sociedades pacíficas e justas.

Petição
A agência da ONU lançou também uma petição online propondo que todos trabalhem e colaborem juntos pela educação. A lista completa dos signatários será apresentada ao final da sessão da Assembleia Geral 2014, no fim do ano.

 

Saiba mais:

Roda de conversa mostra caminhos para realizar o sonho de estilos de vida mais sustentáveis

ONU lança concurso pela redução de desperdício de alimentos nas escolas

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também