loader image
11.12.07 às 0:00

Um banco para o planeta

O Bradesco, Parceiro Mantenedor do Instituto Akatu, lançou em novembro o Banco do Planeta, uma iniciativa que vai centralizar todas as ações sociais e ambientais da empresa em apenas uma unidade. O objetivo do novo “banco” é organizar as iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE),  ampliar seu foco de atuação e  dar maior visibilidade às […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Bradesco, Parceiro Mantenedor do Instituto Akatu, lançou em novembro o Banco do Planeta, uma iniciativa que vai centralizar todas as ações sociais e ambientais da empresa em apenas uma unidade. O objetivo do novo “banco” é organizar as iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE),  ampliar seu foco de atuação e  dar maior visibilidade às suas ações nesta área.

De acordo com a empresa, o Banco do Planeta tem esse nome porque é mesmo um outro banco dentro do próprio Bradesco, com produtos, serviços e profissionais totalmente dedicados às questões da sustentabilidade da vida no planeta e às iniciativas que ajudem no combate ao aquecimento global. A idéia surgiu após empresa perceber que suas ações de RSE estavam diluídas em diferentes departamentos da organização. Agora, o Banco do Planeta terá a função de gerenciar toda a verba de RSE, que no ano passado chegou a 168 milhões de reais.

Além de dar continuidade aos projetos já existentes, o Banco do Planeta irá desenvolver novas iniciativas de responsabilidade social, como por exemplo, o folheto sobre reciclagem destinado aos funcionários e realizado com o apoio do Akatu.

Entre as ações de responsabilidade social herdadas dos diferentes departamentos da organização, destacam-se as seguintes:

  • Parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que já dura 17 anos e foi responsável pelo plantio de mais de 21,5 milhões de mudas nativas, dentro do Programa Florestas do Futuro.

  • Programa de neutralização de carbono, iniciado em 2006, com o plantio de 37 mil mudas para compensar a emissão da sede do Banco.

  • Uso de papel reciclado em materiais de comunicação internos e externos, talões de cheque, envelopes de depósito etc.

  • Campanhas de uso racional de água e energia; projetos de educação gratuita e inclusão social, voluntariado etc.

O Bradesco integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE), além de ser signatário dos Princípios do Equador, que estabelece pré-condições sócio-ambientais para financiamentos de projetos de grande porte.

A NEOGAMA/BBH, agência de publicidade idealizadora do Banco do Planeta, faz questão de lembrar que o embrião da iniciativa e a valorização dos princípios de sutentabilidade já estavam presentes na campanha de final do ano de 2006, quando, em meio aos votos de “feliz ano-novo” a empresa expressava o “desejo de que as pessoas tivessem uma nova consciência sobre a questão sócio-ambiental em função do aquecimento global”.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também