loader image
30.12.10 às 13:25

Trote cidadão da Unicamp já colhe bons frutos

Neste ano, os calouros da Unicamp saíram do campus para bater de porta em porta distribuindo folhetos sobre coleta e separação de materiais recicláveis
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O objetivo era conseguir maior adesão da população local à coleta seletiva e, assim, aumentar a quantidade de material reciclável que chega à Cooperbarão, a cooperativa onde é feita a triagem. A Cooperbarão reúne 23 famílias, cujo sustento depende da atividade.

No ano passado, o trote envolveu alunos de três faculdades e divulgou o trabalho da cooperativa recém-instalada no bairro, explicando para a população como separar o lixo e em que horários a coleta do material era feita. Este ano, além de o número de faculdades e de alunos ter aumentado — cerca de 60 veteranos e 400 calouros participaram da ação —, a campanha mudou. “Em 2004, não quisemos só informar como separar o material, mas por que é importante participar da coleta seletiva e colaborar com a cooperativa”, explica Ricardo Lomaski Torrez, da comissão organizadora do Trote da Cidadania Integrado.

O resultado veio rapidamente. Menos de um mês depois da ação dos alunos da Unicamp, a procura pela Coopebarão aumentou e o material enviado pela comunidade de Barão Geraldo, também. Segundo Rosa De Ávila, diretora-presidente da cooperativa, a quantidade de material reciclável cresceu 38% depois do Trote.

“Em fevereiro, chegaram à cooperativa 27 toneladas de lixo bruto, dos quais 40% eram de lixo orgânico, que não pode ser aproveitado. Nos 23 primeiros dias de março, chegaram à cooperativa 37 toneladas, das quais somente 20% eram de lixo orgânico”,  contabiliza Rosa. “Com o aumento do material, estamos trabalhando com seis novos cooperados”, comemora.

Para os veteranos que idealizaram o Trote, o retorno foi surpreendente. “A gente se impressionou bastante. O grupo de organizadores continua reunido e queremos já preparar o do próximo ano”, disse Ricardo.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também