loader image
22.11.18 às 7:51

Trocar um brinquedo pode ser mais divertido do que comprar um novo

Ao invés de comprar mais um brinquedo, proporcione às crianças a experiência da troca ou do compartilhamento

Quem convive com crianças sabe como o desenvolvimento delas é rápido. Isso gera continuamente o interesse por novos produtos e, inevitavelmente, o abandono de itens que, muitas vezes, estão novos, como é o caso dos brinquedos, por exemplo.

Tem se tornado cada vez mais comum, em grandes cidades do Brasil, os eventos de trocas de brinquedos, que, além de garantir a extensão de vida útil desses produtos – aproveitando mais intensamente os recursos naturais que foram utilizados em sua produção –, promove a socialização e o estímulo ao consumo consciente nos pequenos.

E mais, essa é uma experiência que incentiva o desapego por parte das crianças, fazendo-as compreender que, muitas vezes, algo que deixou de despertar o interesse delas pode ser desejado por outra criança – e vice versa. Esta ação também é uma ótima oportunidade para desenvolver um senso de cuidado com os itens que a criança possui, uma vez que outra criança poderá utilizá-los depois.

Foto:Pixabay

Vale ressaltar que, para participar de uma feira de troca de brinquedos, não é preciso levar um produto novo. Basta apenas levar um brinquedo que a criança não está mais usando para ofertá-lo em troca de um outro que desperte o seu interesse.

Ao invés de comprar um novo brinquedo, que tal ter a experiência de ir a uma feira de trocas, que vai proporcionar um ambiente favorável à brincadeira sem exigir, necessariamente, um brinquedo novo. Além de ser uma atividade divertida e que traz benefícios para o meio ambiente pela reutilização de um brinquedo usado, ir a uma feira de trocas é uma boa oportunidade de passar mais tempo em família.

O Akatu levantou dois eventos programados para o fim de semana de 24 e 25 de novembro. Uma feira de trocas ocorre no Sesc da cidade de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, no dia 24/11, das 10h às 14h. O endereço é Av. Automóvel Clube, 66. Outra feira ocupará a unidade do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93), em São Paulo, o dia 25/11, das 15h às 17h. Os dois eventos são gratuitos.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também