loader image
21.05.15 às 17:10

TripAdvisor lança selo de sustentabilidade para hotéis no Brasil

Pnuma e Rainforest Alliance deram consultoria ao programa EcoLíderes

Foto: Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos, em Teresópolis(RJ), conseguiu o selo Ecolíderes Platina, do TripAdvisor/ Divulgação

O site de viagens TripAdvisor lançou um selo de sustentabilidade voltado para hotéis no Brasil, desenvolvido com a consultoria da Rainforest Alliance e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O selo faz parte do programa TripAdvisor Ecolíderes, que certificou mais de 8 mil hospedagens no mundo, desde 2013. Há 1 mês no Brasil, o programa já avaliou 52 hotéis que ganharam o selo. O estado do Rio de Janeiro apresenta o maior número de hospedagens sustentáveis no Brasil, com 11 hotéis certificados.

“Identificamos que o público brasileiro é o que mais valoriza o meio ambiente em uma decisão de viagem, mas que acha difícil obter informações quando está planejando suas férias”, disse Blanca Zayas, gerente de relações com a mídia para a América Latina do TripAdvisor. [Veja a pesquisa do TripAdvisor que revela que o brasileiro valoriza hospedagem sustentável]

Como é obtida a certificação

O estabelecimento não precisa pagar para participar do programa Ecolíderes. Para receber o selo de Ecopartner, a hospedagem deve preencher um formulário e cumprir requisitos mínimos, a seguir:

  • Reutilização de toalhas
  • Reutilização de roupa de cama
  • Reciclagem de lixo (ao menos duas categorias de resíduos)
  • Treinar funcionários em práticas sustentáveis
  • Oferecer informações aos consumidores sobre as práticas realizadas
  • Utilização de lâmpadas econômicas

O estabelecimento que obtiver o selo de Ecopartner, será considerado “Sustentável”. No site do TripAdvisor, será possível usar a ferramenta de classificação de hotéis para filtrar apenas os estabelecimentos sustentáveis.

Mas a avaliação do programa Ecolíderes vai além dos requisitos básicos. Os estabelecimentos também são avaliados por uma auditoria independente em outros quesitos como Compras, Entorno, Inovação e Educação.

Os parceiros do TripAdvisor avaliam o nível de sustentabilidade de cada propriedade: Bronze (30% dos requisitos atendidos), Prata (40% dos requisitos), Ouro (50%) ou Platina, o nível mais alto da certificação Ecolíderes (60%).

O hotel e fazenda Rosa dos Ventos, em Teresópolis (RJ), por exemplo, obteve o selo Ecolíderes nível Platina, por cumprir com mais de 60% dos itens de sustentabilidade do questionário do TripAdvisor. Sua piscina, por exemplo, tem aquecimento via painéis de energia solar; faz separação de materiais recicláveis e usa lâmpadas econômicas nos apartamentos, áreas sociais, áreas de serviço e nos jardins.

Leia mais:

ONU promove turismo como fórmula para diminuir a pobreza e incentivar a conservação

Saiba como praticar o turismo sustentável

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também