Teste do Consumo Consciente tem nova plataforma

Ferramenta pioneira que avalia o grau de assimilação do consumo consciente dos brasileiros ganha interface personalizada para usuários com conteúdos para promover mudanças de comportamento

Foto: Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, em lançamento da nova plataforma do TCC/ Crédito: Rudney Victor, da Agência Brasil

 

O Teste do Consumo Consciente (TCC), ferramenta criada pelo Instituto Akatu como instrumento de avaliação e orientação do perfil de consciência do consumo de pessoas e comunidades, tem uma nova plataforma.

O lançamento foi realizado no Dia do Consumo Consciente (15/10), e contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, que realizou um evento para celebrar a data. “Conhecer o seu nível de consciência com relação aos atos de consumo é o primeiro passo de cada pessoa para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos mais sustentáveis de vida. A nova plataforma do TCC entrega às pessoas informações sobre o seu grau de consciência e aponta caminhos para a transformação de hábitos no sentido de um presente e um futuro mais sustentáveis”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

A ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira fez um chamado à população brasileira para o tema: “Tenha consciência da sua diferença no coletivo. É preciso refletir sobre nossos hábitos de consumo, pois eles impactam diretamente no mundo em que vivemos e que queremos para as futuras gerações. Devemos nos mobilizar e fazer a diferença na nossa responsabilidade por um país mais justo e sustentável”.

O Teste do Consumo Consciente foi atualizado ao universo virtual possibilitando o cadastro e o compartilhamento dos resultados nas redes sociais. Outro ponto de destaque é a maior interação do usuário com os resultados oferecidos. “Quanto mais pessoas compartilharem resultados contando para suas redes o que já estão fazendo para mudar de comportamento em favor do consumo consciente, maior será a possibilidade de pelo exemplo e pelo sentimento de pertencimento gerado pela rede termos muito mais pessoas interessadas em transformar seus hábitos”, avalia Mattar.

Pela nova ferramenta, ao fazer o Teste cada pessoa conhece em tempo real seu grau de consciência diante dos atos de consumo (sabendo se é um consumidor indiferente, iniciante, engajado ou consciente) e fica sabendo em que perfil de consumo se encontra, se comparado com o perfil dos demais brasileiros, delineado pela Pesquisa Akatu realizada periodicamente. “Esta é uma ferramenta que permite avaliação e tomada de consciência para a transformação de hábitos. Isso é essencial para provocar a mudança na direção de estilos mais sustentáveis de vida”, complementa Mattar.

Outra novidade é que ao fazer o Teste o consumidor tem suas práticas avaliadas de forma segmentada por categorias de consumo: Economia de recursos, Planejamento do consumo, Reuso e reciclagem de materiais e Compra de produtos sustentáveis, facilitando a mudança de comportamento. “A plataforma ainda permite o acompanhamento da evolução dos comportamentos de consumo do indivíduo ou grupo ao longo do tempo, já que o usuário pode acessar várias vezes o perfil criado. A ferramenta ainda mostra os impactos do consumo através de dicas mobilizadoras e sugere comportamentos mais conscientes, com as quais o usuário pode se comprometer a realizar”, explica Mattar.

COMO FUNCIONA A NOVA PLATAFORMA DO TCC

O usuário se cadastra em http://tcc.akatu.org.br e responde a perguntas simples sobre comportamentos e valores relacionados ao processo de consumo. Finalizada esta etapa, o usuário acessa um relatório comparativo em que consegue visualizar sua posição na escala do Akatu (se é um consumidor indiferente, iniciante, engajado ou consciente), sua posição com relação aos demais brasileiros e em que categorias suas práticas de consumo já são mais conscientes. Neste momento o usuário ainda tem contato com dicas mobilizadoras que mostram impactos de consumo. Na sequência, o usuário tem a oportunidade ainda de, ao responder à segunda etapa do Teste do Consumo Consciente, receber sugestões customizadas de caminhos a seguir para mudar de comportamento, baseada nas suas práticas de consumo. “O consumidor que tem menos comportamentos relacionados ao descarte correto de produtos, por exemplo, receberá sugestões para melhorar este aspecto do seu processo de consumo”, esclarece Mattar.

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