loader image
24.12.10 às 5:43

Temperaturas na Europa aumentam cada vez mais

Estudo de análise climática realizado pelo WWF constatou que temperaturas médias no continente aumentaram em até 2ºC em apenas 30 anos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: O desenvolvimento e a aplicação de alternativas ecológicas de geração de energia deve ser uma prioridade dos governos e também da iniciativa privada. Como consumidor consciente, dê preferência a empresas que investem em sistemas de produção ambientalmente sustentáveis e faça escolhas que colaborem para minimizar efeitos negativos, como o aquecimento global.

Um relatório divulgado na semana passada pela organização ambientalista WWF (Fundo Mundial para a Natureza, na sigla em inglês) analisou o clima em 16 cidades da Europa durante o verão nos últimos 30 anos. O estudo concluiu que as temperaturas estão aumentando em um ritmo mais rápido do que o previsto.

Madri registrou o maior aumento nas temperaturas máximas, cerca de 2ºC mais altas do que nos anos 70. Londres, Paris, Estocolmo, Lisboa e Atenas também tiveram acréscimo de 1,5ºC grau nos seus termômetros.

O WWF atribui o aquecimento principalmente aos gases causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono, que é liberado na atmosfera por automóveis e outros veículos e por usinas de eletricidade movidas a carvão ou gás.

Segundo o relatório, o continente deve esperar mais ondas de calor extremo, períodos de seca e chuvas torrenciais. Algumas cidades podem ser especialmente afetadas.

A entidade não-governamental alerta que um clima mais quente significa exaustão para os que trabalham e riscos de saúde para os idosos. O WWF também adverte que medidas para aliviar o calor a curto prazo, como o ar condicionado, que usa eletricidade, podem apenas piorar o problema.

O relatório defende que as autoridades européias cortem as emissões de dióxido de carbono e invistam em fontes alternativas de energia. Segundo a entidade, se continuarem a esquentar nesse ritmo, algumas das principais cidades européias podem se tornar inabitáveis.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também