loader image
04.12.10 às 11:29

Supermercado combina com consumo consciente

Começou, em outubro, o maior projeto de capacitação em consumo consciente realizado pelo Akatu. O objetivo é atingir os 60 mil funcionários da rede varejista Wal-Mart
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Wal-Mart está realizando um trabalho de sustentabilidade envolvendo todas as suas unidades, de várias bandeiras, e convidou o Instituto Akatu para coordenar um processo que de educação dos cerca de 60 mil associados da rede de supermercados sobre o conceito do Consumo Consciente.

O trabalho desenvolvido pelo Wal-Mart possui dez “frentes” de ação, denominadas “plataformas”. A nona frente chama-se “Associados Conscientes” e é onde se encaixa o trabalho de capacitação realizado pelo Akatu. O projeto está em sua fase piloto e engloba sete unidades da rede Wal-Mart. No total, nesta primeira etapa piloto, o Akatu vai capacitar diretamente cerca de 150 pessoas. São os chamados multiplicadores, grupo formado por funcionários de diferentes hierarquias que, em seguida, passarão os conceitos e práticas apreendidos para os demais colegas.

A carga horária da capacitação é de 24 horas, divididas em seis dias, quando serão levantadas e debatidas questões sobre consumo consciente, responsabilidade social empresarial, e problemas e soluções ligados ao tema da sustentabilidade. A equipe do Akatu trabalhou cerca de cinco meses no desenvolvimento deste projeto, desde o “diagnóstico” do perfil da empresa e de seus associados e a elaboração do plano de ação até a confecção dos materiais. A fase das capacitações propriamente ditas teve início em 1º de outubro, com a participação dos associados de duas unidades do Sam’s Club em São Paulo e Jandira (SP), além do Supercenter, em Guarulhos (SP).

Durante o mês de outubro ainda será realizada a capacitação do supermercado Todo Dia, em Recife (PE). A previsão é que, em novembro, o projeto volte para São Paulo, para a capacitação de um grupo de funcionários do escritório de administração da rede. Neste mesmo mês, os associados da unidade do Mercadorama, em Curitiba(PR), também participam do programa. Em dezembro, haverá um intervalo para que os funcionários possam se dedicar às vendas de Natal, e a capacitação será retomada em janeiro, no Maxi de Canoas (RS).

Após as capacitações, o Akatu irá avaliar o projeto, fazer os ajustes necessários e preparar a expansão para todas as unidades do Wal-Mart, quando, finalmente, os 60 mil associados serão sensibilizados e mobilizados para a importância de um consumo voltado para a sustentabilidade da vida no planeta.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também