loader image
22.01.20 às 17:58

Stattus4 usa Inteligência Artificial para aumentar eficiência na identificação de vazamentos de água

Empresa utiliza nuvem Microsoft para viabilizar solução de IA que já possibilitou economia equivalente a seis mil piscinas olímpicas ao identificar vazamentos.

De acordo com Instituto Trata Brasil, 38,5% de toda a água potável é perdida devido a vazamentos em todo o país – quantidade suficiente para abastecer cerca de 30% da população nacional por um ano. Com o intuito de diminuir parte deste impacto, a Stattus4, startup focada em sustentabilidade, criou o 4Fluid, sistema de gestão e monitoramento de perdas na distribuição de água, baseado em Inteligência Artificial (IA) e internet das coisas (IoT), utilizando a plataforma de nuvem da Microsoft.

A tecnologia, desenvolvida e treinada internamente por cientistas e engenheiros no centro de pesquisa da empresa, funciona a partir de sensores acoplados a hidrômetros e cavaletes de água. De acordo com Marília Lara, CEO da Stattus4, as gravações dos sons são, então, armazenadas na nuvem Azure, onde os algoritmos processam as informações e conseguem identificar a incidência ou não de vazamentos. “São necessários apenas 10 segundos de vibrações diferentes para classificação dos casos e sua gravidade”, explica.

Em uma analogia simples, o sistema funciona como os famosos aplicativos capazes de identificar uma música ao ouvir apenas um trecho dela. Nesse caso, porém, o sistema da Stattus4 informa se há ou não um possível vazamento ao analisar os ruídos gerados nos hidrômetros e cavaletes.

A solução 4Fluid pode ser utilizada para fazer a análise do campo de duas formas: com sensores móveis e fixos. O modelo móvel auxilia no processo de varredura acústica, a partir da análise de ruídos realizada pela IA, e permite que os profissionais foquem apenas nos pontos com suspeita de vazamento. Já o modelo fixo permite a verificação em tempo real, realiza a leitura de consumo de água e acompanha a pressão de cada cavalete ou hidrômetro no qual foi instalado. A partir do cruzamento dos dados comerciais e operacionais do local, a Inteligência Artificial gera alarmes, beneficiando a tomada de decisão.

Para Lara, o uso da nuvem Azure foi importante pois proporcionou maior segurança aos dados, uma vez que a plataforma de nuvem da Microsoft os apoiou na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de melhores ferramentas de gerenciamento em tempo real para a equipe de desenvolvedores. O ganho de escala é outro benefício mencionado pela executiva. O treinamento dos sensores com IA é realizado pelo time de desenvolvedores da Stattus4 a partir de mais de 700 mil amostras de ruídos, coletadas desde janeiro de 2018. A meta da companhia é chegar a 800 mil amostras até o fim do ano. A partir da tecnologia, a empresa, que atua em 32 cidades do país, já conseguiu promover uma economia equivalente a seis mil piscinas olímpicas desde 2018 e beneficiou cerca de 7 milhões de habitantes.

Utilizado por órgãos do setor público, o 4Fluid tem como objetivo integrar as informações de diversas regiões e fornecer os dados para companhias e estações de tratamento a fim de promover melhorias na gestão da distribuição de água.

A expectativa da companhia é de também expandir a presença de sua solução baseada em inteligência artificial para outros estados do Brasil e para outros países.

Sobre a Stattus4

A Stattus4 é uma startup de tecnologia focada na construção de cidades inteligentes a partir da Sustentabilidade e IoT (Internet of Things). Sua missão é coletar e entender as informações sobre os recursos naturais do nosso planeta para torná-los acessíveis para mais pessoas. Baseada em três ferramentas: Sensoriamento, Inteligência Artificial e suporte na tomada de decisão, a Stattus4 desenvolveu a solução 4Fluid, na qual o objetivo é acabar com a escassez de água nos centros urbanos através de sensores que detectam não conformidades nas redes e ramais de distribuição.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões levando tecnologia gratuitamente para 3.191 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2017, a Microsoft já apoiou mais de 6.200 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 219 milhões em créditos em nuvem.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também