loader image
31.12.10 às 9:00

Sociedade pode evitar desperdício alimentar com medidas de fácil execução

Livreto do Akatu e da Yázigi Internexus oferece dicas para um maior aproveitamento da comida
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Cartilha bilíngüe da rede de ensino de idiomas Yázigi Internexus e do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente dá dicas ao consumidor de como ele pode evitar o desperdício de alimentos. O livreto faz parte da estratégia de lançamento da campanha Consumo Consciente, mais recente iniciativa da Yázigi Internexus na área de responsabilidade social

O Brasil é o campeão mundial de desperdício de alimentos. O cenário poderia ser diferente se a própria sociedade assumisse seu papel. Pequenas atitudes das pessoas, como no preparo da alimentação, podem diminuir consideravelmente a vergonhosa marca de 14 milhões de toneladas perdidas de comida por ano. A rede de ensino de idiomas Yázigi Internexus está distribuindo a cartilha Consumo Consciente, repleta de dicas sobre como evitar o desperdício de alimentos, para todas as escolas de sua rede no Brasil e colégios de ensino médio, fundamental e universitário. O livreto bilíngüe (português/inglês e português/espanhol) faz parte da estratégia de lançamento da campanha Consumo Consciente, em parceria com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, mais recente iniciativa do Yázigi Internexus no setor de responsabilidade social. Estão sendo distribuídas 90 mil exemplares em todos os países

Na ponta do lápis, o consumo consciente começa individualmente no âmbito familiar. Um exemplo retrata bem a situação: uma família desperdiça cerca de 500 g de alimentos por dia em suas refeições. Ao final de um mês serão 15 quilos desperdiçados, no final de um ano serão 180kg de comida e durante 20 anos serão 3.600kg, o suficiente para alimentar uma criança de até 10 anos com 1kg de alimento todos os dias. A quantidade desperdiçada acima seria suficiente também para oferecer diariamente três refeições para a população de uma cidade com sete mil habitantes.

Conheça algumas dicas simples e concretas, que fazem parte da cartilha do Yázigi Internexus, para colocar em prática o consumo consciente:

– planeje o cardápio da semana. Isso ajuda a planejar as compras semanais e evita desperdícios. O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais.

– quando escolher frutas, verduras e legumes, manipule o mínimo possível. Assim, o produto será preservado por mais tempo.

– aprenda a reciclar as sobras de alimento. Do feijão, por exemplo, faça uma sopa. Com o arroz, purê de batatas, cenouras cozidas, faça bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo.

– prefira verduras, legumes e frutas da estação. Além de mais saborosos têm preços mais convenientes.

– compre somente o necessário para sua alimentação. Comprar em quantidade exagerada acaba gerando um excedente que vai para o lixo. Se você economizar uma batata, uma cenoura, duas favas de vagem e um por dia, no final de uma semana, terá ingredientes suficientes para uma salada.

O Yázigi Internexus é uma rede internacional de ensino de idiomas, com 53 anos de experiência. Atualmente, a rede possui mais de 350 escolas no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Argentina, recebendo cerca 200 mil alunos por ano. Além de oferecer um ensino global, por meio das mais modernas tecnologias existentes – como recursos de e-learning – o Yázigi Internexus desenvolve projetos de cunho social e cultural.

Operando num sistema de franchising, desenvolve e coloca à disposição do franqueado o que há de mais moderno em termos de tecnologia de ensino presencial, virtual e nternacional. Atuando com um conceito de cidadania, desenvolve e estimula em toda a rede, como franqueador, a elaboração e execução de projetos na área social. A organização possui o selo de qualidade da International Franchising Association (IFA) e o certificado ISO 9002. Em 2001, a Associação Brasileira de Franchising outorgou à rede Yázigi Internexus o Selo de Qualidade ABF, a maior chancela de qualidade que uma rede de franquia pode obter no Brasil.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também