loader image
13.12.10 às 10:31

Só 1% das indústrias brasileiras reaproveita água

Companhias perdem dinheiro com compra de água e serviços de esgoto; Com o reaproveitamento, a economia é de até 70%
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: o uso racional da água deve ser uma prioridade de todos. Uma empresa socialmente responsável investe no reaproveitamento, cortando gastos desnecessários e poupando o meio ambiente.

Se todas as indústrias brasileiras reutilizassem a água que compram das concessionárias, liberariam cerca de 1,65 bilhão de litros por dia, suficientes para abastecer constantemente 8,2 milhões de pessoas. Além disso, economizariam dinheiro gasto na compra da água e no serviço de esgoto, diminuindo os danos ao meio ambiente.

No entanto, no Brasil, onde mais de 7 milhões de pessoas ainda não têm água encanada, apenas 1% das indústrias faz o reaproveitamento. A estimativa foi feita com base em pesquisa da Hidrogesp – Hidrogeologia, Sondagens e Perfurações Ltda, empresa especializada em geração, captação e tratamento de água.

Na indústria, pode-se reutilizar a água descartada no processo de produção em atividades secundárias. A água que sobrou da fabricação de papel, por exemplo, pode ser tratada e reaproveitada para lavar o chão da fábrica e os caminhões. Pode parecer pouca coisa, mas esse uso racional pode reduzir o consumo de água de uma indústria em até 70%.

Na região metropolitana de São Paulo (SP), o consumo industrial de água é de 4% do total, que é de 63 mil litros por segundo. As residências são as que mais consomem: 80%. Apesar disso, o impacto da reutilização pode ser maior com a adesão da indústria, que tem mais condições financeiras de investir em equipamentos.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também