Sete dicas para diminuir a emissão de CO2 nas estradas

Simples ações podem trazer para o consumidor mais economia e sustentabilidade durante as viagens

 

Crédito: Creative commons/jlrsousa

 

Sabia que algumas atitudes simples, como fazer revisões periódicas no automóvel, podem ajudar a diminuir seus custos com combustível, além de reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) e outros gases de efeito estufa? Esses gases causam o aquecimento global e as Mudanças Climáticas. Veja aqui sete dicas para fazer viagens nas estradas de forma mais barata e sustentável. As sugestões são da BlaBlaCar – maior comunidade de viagens compartilhadas do mundo – divulgadas no site do Envolverde.

1. Direção. Alguns dos nossos hábitos de condução podem impactar a emissão de CO2 por veículo. Acelere suave e lentamente, mantenha uma velocidade constante enquanto dirige, e antecipe as freadas e arrancadas. Assim você pode economizar (aproximadamente) uma tonelada de CO2 em um ano.

2. Ar-condicionado. Substitua-o pelo ventilador. O ar-condicionado aumenta significativamente o consumo de combustível, liberando mais CO2. Seu carro pode consumir até 10% a mais de combustível se ficar com o aparelho ligado.

3. Carro ecológico. Se você dirige muito e tem orçamento para isso, invista em um carro ecológico. Eles são modelos que permitem realizar queimas mais eficientes de combustível e emitir menores quantidades de poluentes na atmosfera. No Brasil, existem alguns dos modelos que tiveram ótimas avaliações ambientais.

4. Revisão. Verifique se seu carro não precisa de troca de óleo, filtro de óleo e de ar. Com as revisões em dia e em bom funcionamento, seu veículo emitirá menos CO2. Um motor mal cuidado pode consumir até 50% a mais de combustível e emitir 50% mais CO2.

5. Calibre os pneus. Além de melhorar o rendimento do carro, ajuda a emitir menos CO2.

6. Combustível. Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis, a economia será de  500 kg ou mais de CO2 por ano (Se você dirigir uma média de 20.000 Km por ano).

7. Compartilhe a sua viagem. Os lugares vazios do seu carro podem ser ocupados por outras pessoas que vão para o mesmo destino. Desta maneira, é possível compartilhar as despesas, diminuir a quantidade de carros nas estradas e a emissão de poluentes, contribuindo para uma viagem mais sustentável.

 

Leia mais:

Metade dos paulistanos afirma ter reduzido o uso do automóvel

Investir em transporte movido a energia limpa é essencial no combate às Mudanças Climáticas

Carro movido a ar comprimido é opção de transporte sustentável

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: