loader image
24.12.10 às 4:03

Semana dos Alimentos Orgânicos realiza ações de conscientização

Seminários, palestras em escolas e visitas a hortas são algumas das ações que ocorrem em 18 cidades brasileiras nesta semana
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: Apoiar a agricultura orgânica é importante, já que a atividade agrícola, se realizada de modo não-sustentável, agride imensamente o meio ambiente, assoreando o solo e liberando na atmosfera gases-estufa, que colaboram para o aquecimento global. Consumidores conscientes pensam na origem dos produtos e compram aqueles que comprovadamente não prejudicaram a natureza.

O fornecimento de informações sobre os benefícios do uso de produtos cultivados sem agrotóxicos é a tônica da da Semana dos Alimentos Orgânicos, que começou no sábado passado (dia 10/09) em 18 cidades do país.

Segundo Ailena Sudo Salgado, da Superintendência Federal de Agricultura no Rio de Janeiro, é importante divulgar divulgar e incentivar o uso destes alimentos, “que têm um sistema de produção que visa a saúde do trabalhador rural e a maior proteção ao meio ambiente”.

Para ela, “é preciso perceber a que custo social e ambiental os alimentos que nós consumimos são produzidos. O nosso objetivo é integrar toda a cadeia de produção e consumo dos alimentos orgânicos em busca de uma visão mais saudável do produto final, que são livres de agrotóxicos e têm muita qualidade”.

O gerente de agroecologia da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), Nilton Novo Pereira, informou que um dos grandes desafios quando se trata de alimentos orgânicos é o preço elevado em relação aos produtos cultivados com agrotóxico vendidos em feiras e supermercados.

A solução, acredita ele, está nas mãos do consumidor, “pois com o aumento da procura, também aumentará a produção dos alimentos orgânicos e a lógica do mercado vai fazer os preços baixarem”. O gerente da Emater ressaltou, ainda, a importância de haver ações que divulguem e incentivem o uso desses produtos. “Isso não pode ser privilégio de nenhuma classe social. A saúde deve estar disponível para todos”, afirmou ele.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também