loader image
27.11.10 às 12:37

Self Service, Escolha Seu Planeta

Akatu colabora com a agência Leo Burnett na organização de exposição que explora o tema da sustentabilidade
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Foi inaugurada no dia 8 de maio a mostra fotográfica “Self Service, Escolha Seu Planeta”, na Leo Burnett Brasil, patrocinador institucional do Instituto Akatu. A exposição dá continuidade ao projeto Fotografia na Leo. A agência abre o terceiro andar de sua sede em São Paulo para abrigar a oitava edição da série, que ficará em cartaz durante três meses. A curadoria é do fotógrafo Iatã Cannabrava, que reuniu em uma mostra coletiva os trabalhos de 12 fotógrafos do Banco de Imagens SambaPhoto cujo tema comum fosse sustentabilidade. A exposição pode ser visitada mediante agendamento. “O caminho da arte não é sempre o mais direto, o fotógrafo pode, de viés, sutilmente passar seu recado. Escolhi entre os muitos possíveis, aqueles fotógrafos que de forma inteligente e sensível estão retratando as transformações de nosso planeta”, diz Cannabrava.

Além de seu novo catálogo, o Banco lançou na ocasião o primeiro Banco de Imagens Sustentável do País, cujo objetivo é colocar à disposição diversas fotos para uso gratuito em campanhas de preservação do meio-ambiente. A exposição foi, de certa forma, inspirada na parceria da Leo Burnett com o Instituto Akatu. Para Renato Loes, presidente da Leo, “o desafio para uma agência de publicidade trabalhar com um cliente como o Akatu, com quem temos a honra e a alegria de uma longa parceria, é enorme porque há a necessidade de um aprendizado constante e a exigência de uma forma de criar diferente. O objetivo é chamar a atenção para o ato do consumo e não simplesmente estimular a venda de um produto”, afirma Loes .

O diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, foi convidado a escrever um texto que resumisse, em uma única mensagem, as diversas emoções que o visitante sente ao passear pela exposição. O resultado é a crônica abaixo, que está exposta em um painel, ao lado das imagens daqueles que enxergaram, através da lente fotográfica, a possibilidade de um mundo melhor.

Sonho, memória do futuro

Helio Mattar, Diretor Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente

Planeta Terra, casa perfeita, lindas formas, harmonia de cores.

Sempre insatisfeito, o ser humano quer mais. Mais conforto, mais sabor, mais velocidade, mais informação. Sonhou o futuro. Não apenas sonhou, construiu o futuro que queria.

Inconsciente de sua força, arrogante e orgulhoso, destruiu a natureza. Dissolvido no consumo, desumanizou-se. Amedrontado, afundou no lodo espesso do trabalho sem fim. Ignorante de seus limites, perdeu-se de si próprio.

Humanamente, esqueceu-se da busca da felicidade. Hedonista, escravizado pelo mestre ilusionista que acenava com a satisfação imediata, buscou a felicidade onde não poderia encontrá-la. Surpreso, não a encontrou.

Pouco a pouco, foi tragado pela areia movediça dos desejos insatisfeitos, pleonasmo do qual não se deu conta. Órfão de sentido de vida, buscou-o em vão nas pílulas da felicidade.

Pasmo, indaga-se: progresso?

Busca reinventar-se longe das coisas, no acolhimento dos afetos, no calor das amizades, na expressão dos sentimentos, no cuidar dos amores, no revelar do mundo pela arte.

Reinventa seu consumo, apenas instrumento de bem estar. Consome para viver, não vive para consumir.

Emociona-se. Consciente de sua frágil mortalidade, aperfeiçoa-se pelo exercício do espírito. Convive respeitosamente com a natureza, seu semelhante. Vive simplesmente e deixa simplesmente viver, longe da inesgotável ansiedade do querer material.

Apenas o humano, o genuinamente humano, oferece-lhe saída.

Sussurro para que escutem: utopia do renascer humano. Mais sábio por se saber natureza, renasce “akatu”, semente boa e mundo melhor, eternizando-se bom.

E vive intensa, aventurosa e apaixonadamente sua reconciliação, ser humano, com a sua humanidade e com a natureza. Finalmente livre.

Fotógrafos participantes:
Cristiano Mascaro
Paulo Fridman
Lalo de Almeida
Pedro Martinelli
Guilherme Maranhão
Armando Prado
Helô Passos
Ricardo Van Steen
Ed Viggiani
Marcos Piifer
Walter Firmo
Claudia Jaguaribe

Para agendar visitas:

Leo Burnett, Rua Brejo Alegre, 99
São Paulo, SP
Tel. (11) 5504-1408

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também