loader image
30.04.20 às 14:14

Seis documentários para assistir na quarentena

Confira sugestões que abordam o consumo consciente e a sustentabilidade

O que muitas pessoas têm feito nessa quarentena é maratonar séries e filmes. Afinal, eles são mesmo grandes aliados para ocupar a mente com assuntos que vão além do coronavírus. Resolvemos contribuir para a sua listinha de títulos a assistir sugerindo seis documentários que abordam o consumo consciente e a sustentabilidade para você se manter informado sobre estes assuntos também. Confira a nossa seleção:

Nosso Planeta

A série tem oito episódios e foi lançada pela Netflix em parceria com a ONG WWF. Entre as belezas das imagens da vida selvagem, a produção mostra espécies em extinção e chama a atenção para o que precisamos rever em nossos estilos de consumo e produção para a preservação da biodiversidade.

No Brasil, a equipe foi até a Reserva Natural Salto Morato, no litoral do Paraná, para registrar a dança pré-nupcial do pássaro tangará-dançarino, também ameaçado de extinção.

Wasted Waste

O documentário fala sobre como os estilos de vida individuais refletem no ambiente coletivo. Além disso, ele mostra fatos contraditórios que nos faz pensar sobre nosso modo de consumo como, por exemplo, o desperdício de 3,6 milhões de quilos de comida diariamente e a quantidade de pessoas que passam fome no mundo todo, que chega a 800 milhões. A produção está liberada no Vimeo.

Em Busca dos Corais

Uma equipe de cientistas, mergulhadores e fotógrafos que documentaram o desaparecimento de recifes de corais pelo mundo é o foco da produção americana de 2017. O trabalho da equipe durou três anos e mostra como a ação humana, da produção ao consumo, interfere no ecossistema. A fotografia teve papel primordial no resultado final, mostrando o antes e o depois dos corais.

Para que tudo isso fosse possível, mais de 500 pessoas, de 30 países diferentes, foram voluntárias no projeto, que está disponível na Netflix.

Seremos História?

As evidências científicas e a política ambiental (ou a falta dela) são os temas que norteiam  as entrevistas conduzidas pelo ator Leonardo DiCaprio neste documentário produzido pela NatGeo e disponível no YouTube. Personalidades, como o ex-presidente americano Barack Obama e o Papa Francisco, dão suas opiniões sobre as ações que devem ser tomadas para frear o aquecimento global.

O objetivo é tentar abrir um espaço para de reflexão do público sobre a importância do papel individual na luta contra a Crise Climática.

https://www.youtube.com/watch?v=moFlButAmvU

Oceanos de Plástico

A gente já sabe que o descarte incorreto de resíduos acaba poluindo o mar. Mas enxergar este impacto por meio de imagens dá a real dimensão do problema com que temos de lidar. Este documentário, que faz parte do projeto da Plastic Ocean Foundation e está disponível na Netflix, mostra áreas oceânicas atingidas pela poluição de plástico e os danos causados aos animais marinhos e pássaros.

A produção durou quatro anos, passou por 20 locais diferentes e teve a participação de cientistas e engenheiros que ajudam a mostrar a urgência da causa.

Amazônia Eterna

É possível ter uma economia que respeite a floresta? Mostrar os caminhos para esse desafio é o objetivo do documentário do brasileiro Besilário Franca. Quem assiste à produção, conhece  projetos com propostas sustentáveis que já existem na Amazônia e que garantem o seu equilíbrio.

Participaram do documentário ambientalistas, ribeirinhos, indígenas, economistas, empresários e políticos engajados em aumentar a nossa relação positiva com a natureza.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também