O Guia de Empresas e Produtos oferece ao consumidor a oportunidade de ver como as marcas se relacionam com a responsabilidade social e o consumo consciente, ao mesmo tempo em que oferece à empresa a oportunidade de dar visibilidade a estas práticas.
As empresas cadastram seus produtos e marcas, informando suas práticas de responsabilidade social. O consumidor pode consultar estas informações por meio de uma pesquisa rápida, digitando o nome da empresa, da marca ou do produto no campo de busca, realizar uma busca por tipo de produto (bens de consumo duráveis, não-duráveis etc.) ou mesmo por meio da primeira letra do nome da empresa.
Feita a pesquisa, o consumidor adquire uma série de informações sobre a empresa, com destaque para a Escala Akatu, ferramenta que ajuda a avaliar as marcas conforme seu grau de responsabilidade social. A Escala Akatu não é um ranking, mas um indicador de quais atitudes socialmente responsáveis, determinadas pelas Referências Akatu-Ethos, a empresa toma em seu dia-a-dia.
Ao clicar no símbolo da Escala Akatu (que vai de 0 a quatro “akatus” na cor laranja), os critérios para a atribuição dos “akatus” são explicitados: é possível ver como a empresa se posiciona a respeito de cada uma das Referências Akatu-Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, agrupadas em 17 temas. Cada um deles é avaliado separadamente, e a média posiciona a empresa na Escala Akatu.
O consumidor pode interagir diretamente com a empresa, por meio do envio de comentários, que serão publicados em conjunto com a resposta da empresa, em um prazo máximo de 7 dias. Assim, fica instituída a transparência do processo.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui