loader image
08.06.16 às 15:57

Rotulagem de alimentos com alergênicos deve começar em julho

Em 1º de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter o prazo para que a indústria de alimentos e bebidas passe a informar nos rótulos dos produtos a presença de ingredientes que causem alergia.

Em 1º de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter o prazo para que a indústria de alimentos e bebidas passe a informar nos rótulos dos produtos a presença de ingredientes que causem alergia. A resolução RDC 26/2015 determina que as empresas têm até 3 de julho para alterar as embalagens e incluir essas informações. Essa data estava sendo contestada pelas empresas de alimentos que pediam prorrogação do prazo alegando pouco tempo para as adequações.

O movimento Põe no Rótulo, apoiado pelo Instituto Akatu e outras instituições, comemoram a decisão da Anvisa. Em maio, o movimento mobilizou uma grande quantidade de entidades e formadores de opinião e preparou uma carta aberta que reforçava a necessidade da manutenção do prazo previsto na RDC nº 26/15.

Para o Akatu, a falta de informações no rótulo ignora o direito da sociedade de saber o que ela está comendo, o que dificulta o acesso a uma alimentação mais saudável e a um estilo de vida voltado ao bem-estar. Agora, de acordo com a resolução, as embalagens deverão exibir o alerta “alérgicos: contém…” ou “alérgicos: pode conter” em letras maiúsculas e em negrito logo após a lista de ingredientes, ao lado do já conhecido “contém glúten”.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também