loader image
16.11.10 às 0:00

RL compensa emissão de 177 toneladas de CO2

A RL Higiene, apoiadora ouro do Akatu, compensou a emissão de 177 toneladas de gás carbônico, referente ao que jogou na atmosfera em 2009, por meio da compra de créditos de carbono social. A estimativa da quantidade do CO2 emitido pela RL em 2009 foi levantada com o apoio do Centro de Estudos em Sustentabilidade […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A RL Higiene, apoiadora ouro do Akatu, compensou a emissão de 177 toneladas de gás carbônico, referente ao que jogou na atmosfera em 2009, por meio da compra de créditos de carbono social.

A estimativa da quantidade do CO2 emitido pela RL em 2009 foi levantada com o apoio do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (Gvces), de acordo com a metodologia GHG Protocol desenvolvida pela World Resources Institute (WRI), e recebeu o aval do Ministério do Meio Ambiente.  Para compensar a emissão feita há um ano, a RL pagou R$ 4.000 a Menegalli, uma pequena indústria de tijolos e telhas localizada no Pará. Com o dinheiro recebido da RL e de outras empresas que emitiram carbono, a Menegalli investe em máquinas de baixo consumo de água e energia elétrica, o que garante uma produção mais sustentável, melhora as condições sanitárias da empresa, automatiza a reposição de objetos para a queima no forno, evitando condições de trabalho adversas aos funcionários etc.

A Menegalli foi escolhida pela RL por estar na lista da Social Carbon como empresa redutora de CO2. Em 2007, a empresa de tijolos entrou neste grupo por substituir a lenha de seus fornos por compostagem feita de pó de serragem, caroços de açaí e capim. Com os investimentos, a Menegalli pretende reduzir sua emissão de CO2 em 400 mil toneladas até 2017.

Além da compra de créditos para neutralizar o gás carbônico emitido em 2009, a RL higiene criou medidas para diminuir a sua emissão de forma direta. A empresa renovou toda a sua frota de veículos no início deste ano e, de acordo com as medições feitas entre janeiro e julho, conseguiu uma redução de 22% no lançamento de CO2, em comparação com o mesmo período de 2009. A RL continua trabalhando no inventário das emissões de gases de efeito estufa de 2010 e deverá desenvolver novas estratégias para reduzir e neutralizar estas substâncias na atmosfera.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também