loader image
16.08.16 às 20:10

Rita Lobo lança o projeto “O que tem na geladeira?”

Série de vídeos no YouTube e livro com 200 receitas dão dicas para preparar alimentos de forma saudável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação/Blog Panelinha

 

O que fazer com o chuchu esquecido na gaveta da geladeira? O tomate guardado no saquinho não precisa virar sempre molho. A abobrinha, ao invés de refogada, pode ser cortada em rodelas e assada. Essas e outras dicas podem ser encontrada no livro “O que tem na geladeira?”, novo projeto da Rita Lobo, que ensina a transformar os alimentos comprados na feira – legumes, raízes e hortaliças – em refeições variadas e saborosas todo dia. A obra é baseada em uma websérie de vídeos do canal Panelinha no YouTube, protagonizado pela chef de cozinha.

A autora selecionou 30 ingredientes depois de perguntar ao público o que não faltaria em sua geladeira. Há desde o básico, como tomate, cebola, berinjela e batata, até os menos usuais, como acelga, quiabo e erva-doce.

“No livro, eu ensino a minha fórmula de criar receitas. Ela é baseada em três variáveis: cortes, método de cozimento e combinações de sabor. Cruze esses três aspectos em cada alimento e as possibilidades são infinitas”, diz Rita Lobo em seu blog Panelinha. Para ela, a base de uma alimentação saudável é a comida feita em casa, com ingredientes que vêm da natureza.

Além das dicas, o leitor encontrará mais de 200 receitas, em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento. Há opções de entradas, pratos principais, muitos acompanhamentos e até alguns bolos, como o de cenoura, de mandioca, de pamonha, e sobremesas, como o doce de abóbora, o curau e um incrível sorvete de cenoura indiano, o kulfi.

O livro, que tem a marca da Editora Senac, será lançado na Bienal do Livro de São Paulo no dia 3 de setembro, das 11h às 14h. Também já está disponível em pré-venda nos sites da Amazon e Saraiva.

A transição para um novo modelo de civilização, mais sustentável, tem como um de seus fundamentos um estilo de vida mais saudável, que privilegie alimentos nutritivos. Adotar critérios conscientes para o consumo dos alimentos, como sua qualidade e a forma correta de preparo, pode gerar uma série de benefícios, como mostra o livro da Rita Lobo.

Leia mais:

Percurso do Edukatu leva o tema da alimentação saudável para a sala de aula

Estudo da ONU ressalta dietas vantajosas para saúde e meio ambiente

Prepare o seu leite de coco caseiro

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também