loader image
30.11.10 às 14:43

Repensar o estilo de vida é a principal atitude dos internautas para 2009

“Valorizar o que é realmente importante para mim e para os outros” foi o tema preferido do cartão virtual do Akatu
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Instituto Akatu lançou, em dezembro, o cartão virtual das atitudes conscientes para o ano novo, em que o internauta podia contar aos amigos o que pretendia mudar na sua vida em 2009. O cartão foi desenvolvido pela Soluttia, empresa parceira institucional do Akatu. Até meados de janeiro, as atitudes mais escolhidas pelos internautas foram, pela ordem:

1. Valorizar o que é realmente importante para mim e para os outros

2. Fazer escolhas conscientes e com isso transformar o mundo

3. Procurar evitar produtos que ajudam a desmatar a Amazônia

4.Desperdiçar menos, reciclar mais

5. Usar menos o carro e andar mais de ônibus e de metrô

A atitude mais escolhida propõe repensar o estilo de vida, lembrar dos impactos do consumo e gastar menos tempo com as coisas materiais, privilegiando o contato com amigos e com a família. E tem a característica de estar mais relacionada a valores, não a uma mudança de comportamento. Para Dorothy Roma, Gerente de Pesquisas e Métricas do Instituto Akatu, essa preferência reflete “um desejo de construção de valores com uma motivação emocional, inspirada pelo clima de festejos de final de ano”.

É interessante notar também que esse resultado é semelhante ao que demonstram as pesquisas sobre o consumidor feitas pelo Akatu. “No processo de transformação para o consumo consciente, a primeira mudança das pessoas é nos valores. Depois, acontece a adesão aos comportamentos característicos do consumidor consciente”, explica Dorothy Roma. Por isso, no cartão Akatu, a opção mais escolhida é a que demonstra um valor, enquanto as menos escolhidas expressam comportamentos.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também