Relatório das Nações Unidas alerta para a necessidade de melhorar a gestão dos recursos hídricos

Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos foi produzido em colaboração de 31 agências do sistema das Nações Unidas e de 37 parceiros internacionai

A gestão dos recursos hídricos da Terra deve ser urgentemente melhorada, conclui o novo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos – Água para um mundo sustentável, lançado em março pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O relatório mostra que a demanda por água cresce exponencialmente, puxada em grande parte pelo crescimento populacional, e que as reservas subterrâneas globais já se encontram superexploradas. O documento também mostra que esse recurso vital, tão essencial para a luta contra a pobreza, ainda não é gerido de forma sustentável.

A água está no centro do desenvolvimento sustentável. Os recursos hídricos, e a gama de serviços providos por esses recursos, contribuem para a redução da pobreza, para o crescimento econômico e para a sustentabilidade ambiental. Desde a segurança alimentar e energética até a saúde humana e ambiental, a água contribui para as melhorias no bem-estar social e no crescimento inclusivo, afetando os meios de subsistência de bilhões de pessoas.

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos foi produzido em colaboração de 31 agências do sistema das Nações Unidas e de 37 parceiros internacionais que formam o mecanismo de coordenação entre agências das Nações Unidas para assuntos relacionados a água e saneamento (UN-Water). O texto foi produzido pelo Programa Mundial de Avaliação da Água (World Water Assessment Programme -WWAP), mantido pela Unesco, em favor do UN-Water.

O relatório faz um relato da situação dos recursos hídricos mundiais. Até 2012, era publicado a cada três anos. Desde 2014, virou uma publicação anual, dedicada a temas específicos.

[Baixe gratuitamente o sumário executivo do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos]

Leia mais:

Manual traz dicas para enfrentar escassez da água

Pesquisa revela que qualidade da água é ruim ou péssima em 40% dos rios analisados no Brasil

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: