loader image
11.12.13 às 16:05

Região árabe é a mais vulnerável às mudanças climáticas

Crescimento populacional e aumento das pressões ambientais provocarão mudanças mais rápidas nos países árabes do que no resto do mundo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: Eventos como enchentes e secas vêm ocorrendo com mais frequência nos últimos anos. E, como descrito na notícia abaixo, há regiões ainda mais vulneráveis a esses fenômenos, o que sinaliza a relação de interdependência ao longo da história entre a ação humana e o impacto sobre os ecossistemas e o comportamento climático. Não é somente a poluição industrial que gera esse tipo de alteração climática: desmatamento, exploração pecuária em larga escala, utilização de meios de transportes movidos a combustíveis fósseis, e energias geradas de forma poluente também entram nessa lista. Se os consumidores são parte da origem do problema, também são parte de sua solução. Por meio de mudanças em suas práticas cotidianas, os consumidores se percebem como cidadãos e se empoderam, forçando as empresas a produzirem de forma mais limpa. Este novo comportamento e esta nova consciência são primordiais para reduzir o aquecimento global e suas consequências ruins ao clima do planeta.

O ritmo das mudanças climáticas na região árabe pode ser mais rápido do que no resto do mundo, devido ao crescimento populacional e ao aumento das pressões ambientais. A informação é do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, que divulgou um relatório sobre o tema em parceria com uma iniciativa de Abu Dhabi.

Imagens

O estudo avaliou a situação de países como Árabia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Iêmen, Jordânia, Líbano, Marrocos e Tunísia. Mais de 80 lugares na região árabe foram fotografados para a pesquisa, que também usou imagens de satélite para analisar as mudanças.

Segundo o Pnuma, o estudo traz com clareza o que está acontecendo nos países árabes, com fotos de antes e depois, que mostram o uso da terra, o crescimento urbano, a degradação de áreas costeiras e marinhas, a perda de habitats e os impactos das mudanças climáticas.

Desastres Naturais

A agência da ONU destaca que a escassez de água é um problema em 19 dos 22 países árabes. A desertificação e a degradação da terra afetam 17 nações, o que pode causar insegurança alimentar e levar os civis a migrar para outras áreas.

O estudo também afirma que mais de 1,7 mil espécies estão ameaçadas e que a região árabe está sujeita a vários desastres naturais, especialmente à seca.

Entre 1980 e 2009, terremotos, enchentes, secas e tempestades causaram prejuízos de US$ 20 bilhões. Nos últimos 25 anos, a região árabe enfrentou 276 desastres naturais e 40% ocorreram nos últimos cinco anos.

Clique aqui para ler a notícia original, publicada pela Rádio ONU
Curta o Akatu no Facebook ou siga no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também