loader image
28.11.13 às 17:07

Reflita sobre seus hábitos e passe um dia sem compras

Dia Sem Comprar, celebrado no próximo sábado (30/11), propõe análise de escolhas de consumo por meio do desafio de passar um dia sem comprar
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

No próximo sábado, 30/11, celebra-se o Dia Sem Comprar (DSC), conhecido internacionalmente como Buy Nothing Day (BND). O objetivo da iniciativa é estimular as pessoas a refletirem sobre os impactos positivos e negativos, sociais e ambientais, de seus atos de consumo. Criada em 1993 pela organização canadense Adbusters, a data mobiliza pessoas em dezenas de países, entre eles França, Japão e Suíça.

O Dia Sem Comprar propõe que os cidadãos questionem a origem dos produtos, desafiem empresas a atuar de forma ética e com responsabilidade socioambiental, além de apoiar a reflexão acerca do verdadeiro significado das festas de fim de ano, celebrações fortemente marcadas pelo consumismo. O Instituto Akatu apoia o Dia Sem Comprar porque entende que essa data é mais uma oportunidade para se repensar os próprios hábitos de consumo e contribuir para a mudança dos padrões de produção e consumo vigentes.

Aliás, segundo pesquisa divulgada em abril desse ano pelo Akatu, essa mudança já começou: dois terços dos entrevistados pelo levantamento indicaram que estar saudável e/ou ter sua família saudável é um fator essencial de felicidade. Para 60% do público que respondeu à pesquisa, conviver bem com a família e os amigos também os aproxima mais da felicidade e apenas três em cada dez brasileiros indicaram a tranquilidade financeira em suas respostas.

 

 

 

E o que você pode fazer?

– Divulgue a data em suas redes sociais e entre seus amigos, família e colegas de trabalho. Veja aqui várias imagens divertidas que podem ajudar!

– Divirta-se planejando com seus amigos como passarão um dia todo sem comprar nada, bolando passeios no parque, reuniões com filmes e pipoca em casa, piqueniques, pedaladas. Use a imaginação! Baixe aqui o nosso  Guia para um Piquenique Sustentável

– Consulte sites de eventos gratuitos de sua cidade, como o Catraca Livre, em São Paulo, e descubra tudo que você pode fazer na sua cidade no último sábado de novembro sem pagar nada!

– Lembre-se de praticar o consumo consciente nos outros 364 dias do ano, usando dicas de Compras Detox!

Saiba mais na página do Dia Sem Comprar no Facebook

Curta no Facebook
Siga no Twitter

 

* Ilustração: Denis Diosanto

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também