loader image
25.02.15 às 20:14

Redes sociais estimulam a solidariedade e a troca de favores e gentilezas

Conheça os sites que abrem espaço para troca de serviços entre seus usuários gratuitamente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Creative Commons/Roberlan Borges

Já pensou em participar de uma rede social em que o foco é ajudar uns aos outros de graça, fazer doações e trocas de serviço e promover a solidariedade? Pois saiba que já existem alguns projetos bem bacanas. Participar deles é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade sustentável focada no bem-estar.

Um desses projetos é a da modelo e atriz britânica Lily Cole. Ela criou o site Impossible, que tem como objetivo trocar gentilezas entre as pessoas. Existe há pouco mais de um ano e já conquistou usuários em mais de 70 países, inclusive no Brasil.

Para participar, o internauta deve se cadastrar no site e informar quais são suas habilidades e o que ele pode oferecer aos outros. Alguns exemplos são tirar dúvidas de inglês ou ensinar a tocar instrumentos musicais. Em seguida, o usuário pode incluir seus desejos e o que ele gostaria de receber das pessoas. Você pode pedir, por exemplo: “Quero aprender a dançar. Alguém pode me ensinar?”. Só não vale solicitar dinheiro e conteúdo sexual ou violento. No site, os usuários que ajudam os outros recebem um “obrigado”, uma espécie de moeda virtual da rede. Um dos lemas do Impossible é “Um obrigado vale mais que mil curtidas”.

Outra rede social que segue um modelo parecido com a Impossible é a Bliive, criada pela brasileira Lorrana Scarpioni. O mote do site é “Colaboração é a nova revolução – uma nova forma de viver experiências e compartilhar o que você tem de melhor”.

Na Bliive o usuário pode oferecer uma experiência, por exemplo, uma aula de guitarra durante uma hora. Em troca, recebe uma TimeMoney, a moeda de troca da rede. Com ela é possível usá-la como crédito para participar de outras atividades oferecidas no site. Já foram ofertadas cerca de 68.700 horas de experiências!

Mais um exemplo é a plataforma virtual Timerepublik. Ela também substitui o uso do dinheiro pelo tempo para se obter e oferecer serviços. O portal funciona a partir da combinação de créditos de tempo.

Quando um internauta presta um serviço para outro usuário, ganha a mesma quantidade de horas utilizada para obter um outro serviço. São mais de 60 mil talentos compartilhados em 110 países. O portal contém um vídeo que explica como participar da rede.

Quer mais uma dica? Conheça o Cinese, um portal que permite organizar encontros, como um passeio de bicicleta no centro da cidade, e aulas sobre variados assuntos. Cinese vem do grego, kínesis. Significa movimento, mudança, agitação da alma. Ou seja, o objetivo da rede é colocar as pessoas em movimento através do aprendizado.

O portal, que já conta com cerca de 9.500 cadastrados, realizou 936 encontros. Nada é cobrado para o uso da plataforma e a ideia é que as pessoas contribuam com o valor que desejarem para ajudar na manutenção do site. Os eventos promovidos pelos usuários podem ser gratuitos ou não.

Leia mais:

#DiadeDoar: uma campanha para promover a solidariedade e a cultura da doação

Site permite troca de brinquedos gratuitamente

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também