loader image
01.12.10 às 11:10

Rede Argentina pelo Consumo Consciente tem apoio do Instituto Akatu

Objetivo é ajudar a construir processos de sensibilização, educação e comunicação para o consumo consciente como um piloto para uma expansão para todo o país
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Instituto Akatu está buscando expandir o movimento do Consumo Consciente para outros países, iniciando pela Argentina. Entre os dias 28 e 30 de maio, o diretor presidente do Akatu, Helio Mattar, participou de atividades que buscaram fomentar o desenvolvimento de uma rede voltada à disseminação do Consumo Consciente nas cidades de Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. A viabilização deste projeto vem sendo articulada desde 2008 e suas ações contam com o apoio e a participação da Fundação Avina (parceira apoiadora do Akatu).

A principal atividade foi uma reunião de trabalhos com a Despertar Al Consumo Consciente, um grupo de diferentes organizações empresariais e não-governamentais que pretende formar a Rede Argentina pelo Consumo Consciente. “A participação do Akatu nesse processo consiste em dar apoio ao movimento argentino no sentido de construir um processo de sensibilização, educação e comunicação para o Consumo Consciente por meio das diversas organizações locais operando em rede”, explica Helio Mattar.

“Realizamos também uma oficina de sensibilização para o Consumo Consciente com todos os membros das organizações envolvidas. O nosso principal objetivo não é mostrar como o Akatu trabalha, mas usar a nossa experiência, conhecimento e metodologias como inspiração e base inicial para que se trabalhe o Consumo Consciente naquela realidade específica”, completa Ana Carolina Evangelista, coordenadora de Relações Internacionais do Instituto Akatu.

Mattar também concedeu diversas entrevistas à imprensa local e fez uma palestra sobre o tema na Universidade de Mendoza, da qual participaram empresários, representantes de organizações diversas, alunos e pesquisadores simpatizantes do  movimento argentino. “Entendemos que é fundamental continuar o trabalho de sensibilização do público que pode contribuir, direta ou indiretamente, para a causa do Consumo Consciente”, afirma Evangelista.

Num primeiro momento, este processo está sendo construído conjuntamente pelo Instituto Akatu e as diferentes organizações argentinas, especialmente das cidades de Córdoba e Mendoza. As organizações de Buenos Aires iniciaram recentemente o seu contato com o tema, demonstrando interesse em trabalhá-lo nessa região. No longo prazo, o objetivo do Akatu é envolver organizações e empresários da Argentina assim como de outros países da América Latina.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também