loader image
04.09.14 às 12:56

Que tal fazer um passeio sustentável no fim de semana?

Veja as dicas de roteiros de passeios sugeridas pela campanha Passaporte Verde
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Foto: Divulgação/Reprodução de tela

 

O turismo sustentável pode passar a fazer parte da rotina de cada um. Os fins de semana reservam opções de lazer que promovem a sustentabilidade.
No portal do Passaporte Verde existem mais de setenta opções de passeios que estimulam vivenciar a sustentabilidade em momentos de lazer.

Além disso, o site traz opções para planejar a viagem, fazer as malas, como deixar a casa, escolher a hospedagem, aproveitar a cidade da maneira mais sustentável, como se comportar em áreas naturais e nas praias, quais as melhores alternativas de deslocamento e como escolher as refeições. O portal também aponta alguns estabelecimentos que são voluntariamente engajados em práticas de sustentabilidade.

O Passaporte Verde é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Desenvolvimento Social. Desde que foi lançada a campanha, o site, aplicativo móvel e as mídias sociais têm atraído cerca de 1.200 novos acessos por dia. Nos ambientes online, os usuários encontram alternativas de viagens responsáveis, compartilham suas experiências e acessam os Roteiros Passaporte Verde.

A campanha do Passaporte Verde faz sugestões vão além do turismo: estimulam um comportamento que respeita o meio ambiente, favorece a economia local e o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

O slogan “Eu cuido do meu destino” tem como proposta contribuir para um futuro sustentável, com padrões adequados de consumo e produção. É um estímulo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, nas viagens a lazer ou a trabalho, nos passeios em feriados e fins de semana.

Confira algumas dicas de roteiros do Passaporte Verde:

– Em Belo Horizonte (MG), conheça o Jardim Japonês. Foram plantadas árvores típicas do Japão como o pinheiro oriental, a cerejeira, a azaleia e o bambu.

– Passe um dia na Chapada Imperial: reserva ecológica particular que preserva mais de 4.000 hectares com a maior área de mata de cerrado dentro do DF.

– Um dos destinos de ecoturismo mais procurados do país, a Chapada dos Guimarães (MT) permite a prática de atividades como trekking, rapel, flutuação e escalada.

– Desfrute de Curitiba (PR) com o grupo Pedala Curitiba, circuito noturno de bicicleta que permite a observação de vários pontos de interesse turístico, trazendo um olhar diferente da cidade e o roteiro sugere também caminhos valorizados pela história e desenvolvimento urbano da cidade.

– Faça a Trilha da Ladeira de São Sebastião, no Ceará, que possui boa parte de seu caminho preservado e é a mais utilizada em ações de educação ambiental.

– No Amazonas, tenha uma experiência Indígena na Comunidade do Tupé. A visita inclui conhecer o ritual indígena, apresentado pelas etnias indígenas Dessana, Tucano e Tuyuka; trilha etnográfica com os povos indígenas; visita à fazenda de peixes do Projeto Tanque Rede; e trilha de água até a cachoeira e caminhada sobre igapó (ecossistema de floresta inundada).

Roteiro de compras sustentáveis: a cidade de Natal (RN) possui valiosos espaços para o visitante encontrar os artesanatos regionais, feitos pelo povo potiguar.

– Conheça o Parque Estadual de Itapuã que está situado em Viamão, a 57 km de Porto Alegre (RS) e é um refugio de paisagem natural da região metropolitana. O Parque abriga áreas de campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da laguna dos Patos.

Em Recife (PE), faça um passeio pelos mercados, conhecendo a gastronomia típica. Destaque para o Mercado de São José, onde há grande quantidade e diversidade de artesanato e de produtos da cultura afro.

– Com belíssimos cenários, a cidade do Rio de Janeiro é um convite aos moradores e visitantes para a prática de exercícios ao ar livre: caminhe, pratique frescobol, futebol de areia, futevôlei, vôlei de praia e faça um passeio de bicicleta pela orla.

– Maior do Brasil e segunda do mundo, a Baía de Todos os Santos, na Bahia, é um belo cenário para experiências náuticas. Mar de águas calmas e cristalinas, envoltos por uma áurea histórica secular e pela Mata Atlântica, em contraste com os vastos manguezais, restingas e recifes de corais, abriga cinquenta e seis ilhas e é uma Área de Proteção Ambiental (APA).

– Em São Paulo são muitas opções de programas sustentáveis. São quatro roteiros e uma lista de atrativos, que levam de uma a três horas cada e envolve o visitante num dia repleto de novos aprendizados: Roteiro Espécies Ameaçadas, Roteiro Histórico, Caminho das Águas e Trilha Sensorial.

Veja outras dicas de roteiros no site do Passaporte Verde

Leia mais:

Na Copa do Mundo, campanha Passaporte Verde incentiva turismo sustentável

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também