loader image
20.01.13 às 0:00

Qualidade Desde a Origem conquista certificado ISO 9001:2008

Após auditoria de certificação realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2012, os auditores da organização reconheceram a consistência e qualidade do programa
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O programa Qualidade Desde a Origem, do Grupo Pão de Açúcar, é o primeiro programa a ter sua gestão de compras de frutas, legumes e verduras (FLV) testada e aprovada por uma das mais importantes normas de certificação no Brasil e no mundo, o ISO 9001, reforçando o compromisso do GPA com os clientes, o principal pilar da empresa.

Após auditoria de certificação realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2012, os auditores da organização reconheceram a consistência e qualidade do programa, que atesta o modelo de compras de FLV baseado em pilares de qualidade, realizados através de auditorias técnicas, análises laboratoriais, inspeção no recebimento e rastreabilidade de mais de 2000 produtos. O certificado já recebido é válido até 2015 tanto para o Brasil como Estados Unidos, uma vez que o Grupo Pão de Açúcar negocia suas ações tanto na Bovespa como na Bolsa de Nova York.

A conquista do selo é mais um reconhecimento do trabalho realizado pelo Grupo Pão de Açúcar que possui uma estrutura interna que monitora e desenvolve seus fornecedores de FLV para oferecer aos seus consumidores produtos com o mais alto padrão de qualidade e segurança, levando confiança e tranqüilidade em suas compras.

Sobre o Qualidade Desde a Origem

O Programa Qualidade Desde a Origem é uma das mais importantes ações do Grupo que, desde seu lançamento em 2008, já tem em seu escopo esse modelo de atuação. Além de incorporar todas essas diretrizes, o programa tem como principais objetivos desenvolver a cadeia produtiva dos fornecedores, através da qualificação de seus parceiros de negócios para adequação dos produtos às legislações vigentes e melhoria dos processos e sistemas de produção, além de proporcionar ao consumidor conhecer a origem dos produtos e transmitir maior confiabilidade na compra de frutas, legumes, verduras e carnes nas lojas do GPA. De maneira abrangente, o Programa contribui com a agropecuária no Brasil ao integrar todas as partes que compõem o setor: o produtor rural, os órgãos regulatórios, como o Ministério da Agricultura e da Saúde, via Anvisa. Ministério Público e os clientes do GPA.

Reconhecido pela Anvisa como modelo de qualidade no varejo em rastreabilidade e controle de resíduos agrotóxicos, o Qualidade Desde a Origem é alinhado ao Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos (PARA) da Agência e mapeia, em um sistema online, através do Controle de Desempenho de Fornecedores (CDF), a auditoria de campo e packing, conformidade no recebimento de produtos, seguindo a ficha técnica de qualidade, o controle de resíduos de defensivos agrícolas e a pontualidade nas entregas.

Com uma plataforma online, o fornecedor consegue acompanhar todo o seu desempenho, em todos os quesitos de qualidade solicitados pelo Grupo: nota de auditoria, nota de inspeção de recebimento, resultados de análise de resíduos de agrotóxicos e no recebimento de seus produtos no momento em que chegam aos Centros de Distribuição (CDs) em todos os Estados onde o Grupo atua. Com esse mapeamento e acompanhamento de todas as etapas, é possível identificar não conformidades, como e porque ocorrem e para cada caso, propor ações corretivas atuando diretamente na melhoria da cadeia não só para a relação com o GPA, mas também para toda relação desse produtor com o varejo. Para isso, o Grupo conta com uma equipe técnica formada por agrônomos, biólogos, nutricionistas, veterinários e especialistas em qualidade que faz todo o desenvolvimento do fornecedor no campo.

A maior interação entre o produtor e o supermercadista promove um ganho de sinergia e qualidade com a qual todos aprendem e ganham. Os fornecedores melhoram seus produtos e processos, o Grupo Pão de Açúcar garante o volume, com menor taxa de devolução e ruptura, com mais qualidade e segurança e o consumidor tem a melhor experiência de compra, com a garantia de produtos saudáveis e que foram cultivados, transportados e armazenados de acordo com os mais altos padrões de qualidade.

Com mais de 650 fornecedores participando voluntariamente do QDO atualmente, o Grupo está ampliando essa experiência para outras cadeias produtivas. Em 2012, a cadeia de carne bovina começou a replicar o processo e outras cadeias, como a de pescados, de aves e a de suínos também devem adotar o modelo.

Outro desdobramento que reforça o compromisso do Grupo Pão de Açúcar com a sustentabilidade em suas operações é a inclusão, também em 2012, do Protocolo de Sustentabilidade, que reúne critérios sociais e ambientais no desenvolvimento desses fornecedores, com melhoria no uso de recursos naturais como solo e água, e a promoção da qualidade de vida desses trabalhadores do campo.

 

O Grupo Pão de Açúcar é apoiador do Akatu.

 

Siga no twitter.

Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também