loader image
01.12.10 às 10:25

Projeto vai “transportar” pessoas para Amazônia

Artistas organizam exposição e livro para divulgar importância da maior floresta tropical do mundo; iniciativa tem patrocínio do Banco Bradesco e apoio do Instituto Akatu
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A partir do próximo sábado (4/9), estará aberta para visitação gratuita, na galeria de arte “A Hebraica”, em São Paulo, o projeto “Amazônia, Esperança do Planeta”. O evento inclui uma exposição e o lançamento de um livro sobre as características mais marcantes e a importância da região amazônica para a vida no planeta. Tanto a mostra como a publicação têm o mesmo nome do projeto.

A exposição é produzida pelos artistas Sima Woiler, Lílian Arbex e Marco São Pedro. O livro, que apresenta fotografias da floresta de Daniel Patire e algumas das telas que compõem a exposição, tem textos assinados pelo escritor Oscar d’Ambrósio.

O projeto é patrocinado pelo Bradesco, parceiro estratégico do Instituto Akatu, que apóia a iniciativa.

Exposição
Com a reprodução de aromas e sons típicos da Amazônia, a exposição pretende proporcionar aos visitantes a sensação de estarem no meio da floresta. Além disso, uma tela de quatro metros de comprimento e pouco mais de um metro de altura exibe imagens da região.

“Pelo impacto positivo do meio ambiente, pela beleza, dimensão da floresta, biodiversidade, a Amazônia é a esperança do planeta”, afirma Woiler. Junto com Arbex e São Pedro, a artista assina as 31 aquarelas da mostra.

Para produzirem a exposição, os três passaram cinco dias na Amazônia e pesquisaram de dia e de noite, explica Woiler. Segundo a artista, o tempo foi suficiente para concluir a aquarela de quatro metros de comprimento, feita a seis mãos, que terá destaque na exposição. “A ideia é transportar as pessoas à Amazônia”, declara.

Livro
Além dos textos, imagens de telas e fotografias, a publicação traz imagens dos cadernos produzidos pelos artistas durante a viagem à Amazônia.

Para Oscar d’Ambrósio, este foi um trabalho marcante. “Já escrevi bastante sobre arte, mas esse trabalho foi especial por chamar a atenção para a beleza e importância de floresta que precisamos preservar”, afirma o escritor.

Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, assina o texto de apresentação do livro. “O Akatu considera que a Amazônia é um dos temas por excelência para se refletir sobre o consumo consciente, pois, não há outra região do mundo mais emblemática do poder e da beleza da natureza e, ao mesmo tempo, da ameaça que paira sobre ela”.

Segundo Mattar, “os que entrarem em contato com as belas imagens deste livro irão certamente sensibilizar-se com o olhar apaixonado destes artistas sobre esta região magnífica”.

Serviço
Evento: “Amazônia, Esperança do Planeta”
Data: de 4 de setembro a 12 de outubro, a partir das 19h
Lançamento do livro: 12h do dia 4 de setembro
Visitação: Terça a domingo, das 8h às 21h
Local: Galeria de Arte da Hebraica, clube A Hebraica (Rua Hungria nº 1000)
Entrada: Franca
Acesso a deficientes
Tel: (0xx11) 3818-8888

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também