loader image
30.12.10 às 9:01

Projeto Rumo leva consumo consciente para o Colégio Marista de Vila Velha

Escola recebe equipe do Instituto Akatu para capacitação e sensibilização em relação ao consumo consciente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Os 4 Rs do Akatu

Minimização de resíduos

Repensar

Refletir sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes de consumo contribuam para a construção de um mundo melhor.

Reduzir

Consumir apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos descartáveis é um bom começo.
Reutilizar

Aumentar a vida útil dos produtos e materiais também evita a geração de lixo. Escolher produtos com maior durabilidade e evitar o desperdício de recursos, por exemplo, usando os dois lados do papel, vale a pena.

Reciclar

Não misturar os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e encaminhá-los para reciclagem é fundamental. Apóie programas de coleta seletiva e cooperativas de catadores. Faça sua parte!

Na tarde de quarta-feira, dia 5, aproximadamente 35 funcionários assistiram à palestra de sensibilização sobre o consumo consciente. À noite, em torno de 90 professores foram capacitados e receberam o “Fascículo 1 – Lixo”, como guia para trabalharem em sala de aula o tema do lixo.  O fascículo faz parte de uma série chamada “Educação para o Consumo Consciente”. Os próximos volumes abordarão os temas “Alimentação” e “Uso do Dinheiro”.

No dia seguinte, pela manhã, houve duas palestras sobre consumo consciente e minimização de resíduos ministradas pela bióloga e educadora Maluh Barciotte para os alunos. O público era formado por 270 jovens estudantes da oitava série do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio do colégio.
Um questionário de auto-avaliação foi aplicado para verificar o nível de clareza deles em relação aos impactos causados pelo lixo e quanto dos princípios dos 4 Rs estão presentes em suas vidas (veja ao lado quais são esses princípios).

O objetivo dessa primeira visita, já realizada também no Colégio Marista de Natal, é incentivar tanto os jovens quanto os educadores e funcionários a questionarem seus critérios de consumo de forma a minimizar ao máximo os resíduos. O lixo gera um  grande impacto ambiental, que afeta o solo, o ar e as águas. Portanto, diminuir a quantidade gerada é condição essencial para alcançarmos a sustentabilidade do planeta e preservarmos seus recursos.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também