loader image
25.04.19 às 12:28

Projeto que visa “resíduo zero” resgata a cultura do reúso

Loop reúne empresas globais como Unilever, Procter & Gamble e Häagen-Dazs em processo que estimula o uso de embalagens reutilizáveis

Com o objetivo de solucionar a problemática que envolve a enorme geração de resíduos no mundo surgiu a Loop: iniciativa que reúne oito das dez empresas listadas como as maiores geradoras de resíduos plástico no planeta e que tem como meta reduzir significativamente esse impacto no meio ambiente por meio do uso de embalagens reutilizáveis.

A iniciativa envolve um site no qual o consumidor compra os produtos desejados e paga um depósito referente às suas embalagens, recebendo-os em sua casa junto com um contêiner reutilizável, bastante resistente. Este  contêiner será retirado na própria casa do consumidor, a cada vez que estiver cheio, sendo substituído por um vazio. Existe ainda a opção de devolvê-lo em qualquer posto de coleta da UPS, caso o consumidor não faça novas compras e deseje devolver o contêiner à empresa.

A iniciativa conta com parceria da UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo, que é a responsável por enviar os produtos ao comprador pela gestão dos contêiners reutilizáveis. Os produtos disponíveis nesse primeiro momento são: cremes dentais, desodorantes, sorvetes, cereais, lâminas de barbear, shampoos, condicionadores, entre outros. As embalagens vazias podem ser levadas a qualquer estação da UPS ou podem ser devolvidas, no contêiner reutilizável, ao motorista que fizer a entrega da nova compra. Quando as embalagens são retornadas, a Loop é responsável pela sua limpeza e esterilização para que possam ser reutilizadas em novos produtos, reiniciando o ciclo.

A empresa iniciará sua atuação este ano, em Nova York, Paris e nos arredores de ambas as cidades. Dentre as empresas globais que abraçaram essa nova ideia estão Unilever, Procter & Gamble e Häagen-Dazs.

Os benefícios dessa iniciativa não se restringem somente ao meio ambiente, mas se estendem à vida do consumidor. Uma das vantagens é a praticidade: as compras podem ser feitas online e chegam à casa do cliente por um sistema de entrega. Além disso, não há necessidade de limpar os materiais para a coleta seletiva e há ainda a certeza de que os resíduos gerados serão encaminhados ao local mais adequado e que serão devidamente tratados. Tudo isso sem sair de casa.

Iniciativas como esta, que facilitam a adoção de embalagens duráveis e reutilizáveis no dia a dia, contribuem para reduzir o problema do descarte inadequado de embalagens, especialmente as plásticas, que vem causando problemas ambientais, como o da poluição dos mares, e sociais, como o entupimento de bueiros. O plástico apresenta inúmeras vantagens, como o fato de ser uma alternativa barata, leve, higiênica, moldável, durável, resistente e, no caso de várias resinas, reciclável. Mas, é preciso encontrar formas simples e seguras para que as embalagens plásticas possam ser retornadas ao ciclo produtivo.

A iniciativa da Loop, por usar estruturas existentes como a da UPS para trabalhar a logística reversa, se bem sucedida, será certamente um caminho importante de solução de um problema que aflige a sociedade.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também