loader image
15.03.06 às 0:00

“Projeto Mais” leva consumo consciente a Colégio Marista de Natal

Uma parceria entre a Congregação Marista e o Instituto Akatu está levando conceitos do consumo consciente para o dia-a-dia da unidade de Natal do Colégio Marista. O objetivo do "Projeto Mais" é trabalhar o tema do consumo consciente e da sustentabilidade nas diversas áreas do currículo escolar por meio da capacitação dos professores e do envolvimento dos funcionários […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Uma parceria entre a Congregação Marista e o Instituto Akatu está levando conceitos do consumo consciente para o dia-a-dia da unidade de Natal do Colégio Marista. O objetivo do "Projeto Mais" é trabalhar o tema do consumo consciente e da sustentabilidade nas diversas áreas do currículo escolar por meio da capacitação dos professores e do envolvimento dos funcionários da escola.

No dia 10 de março, 250 alunos da primeira série do ensino médio do Colégio Marista de Natal assistiram a uma palestra sobre o tema do consumo consciente ministrada pela educadora Maluh Barciotte. O poder das escolhas do consumidor, e o impacto dessas decisões individuais no meio ambiente, foi objeto de debates a partir de exemplos práticos.

Após essa importante conceituação, o tema da minimização de resíduos foi trabalhado com base nos 4 Rs – repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Foi elaborado um material impresso que procura mostrar os riscos do consumo sem consciência e do excesso da geração do lixo que convida educadores e estudantes a refletirem e adotarem critérios para escolhas que gerem menos lixo e a contribuir para a reutilização e reciclagem de materiais e produtos, causando portanto, menor impacto no meio ambiente.

Além do lixo, o "Projeto Mais" trabalhará outros dois grandes temas que mais se relacionam com as crianças e os jovens. A equipe do Akatu fará visitas em maio e junho para atividades sobre "Alimentação" e "Uso consciente do dinheiro e do crédito".

Veja abaixo os 4 R´s do Akatu:

Repensar

Refletir sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes de consumo contribuam para a construção de um mundo melhor.

Reduzir

Consumir apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos descartáveis é um bom começo.

Reutilizar

Aumentar a vida útil dos produtos e materiais também evita a geração de lixo. Escolher produtos com maior durabilidade e evitar o desperdício de recursos, por exemplo, usando os dois lados do papel e utilizando copos de vidro e canecas no lugar dos descartáveis.

Reciclar

Não misturar os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e encaminhá-los para reciclagem é fundamental. Apóie programas de coleta seletiva e cooperativas de catadores. Faça sua parte!

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também