loader image
31.12.10 às 3:49

Projeto do Akatu e da Uninove leva consumo consciente a estudantes

Alunos recebem palestras de conscientização e podem destinar R$ 0,50 de cada mensalidade à instituição
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Um projeto conjunto do Instituto Akatu e da Uninove vai beneficiar a causa do consumo consciente e os alunos da instituição de ensino. Durante o segundo semestre deste ano, ao pagar sua mensalidade pelo “Projeto Boleto On-Line” o estudante poderá optar por destinar 50 centavos do valor para o Akatu. Por sua vez, o Instituto realizará uma palestra sobre consumo consciente em cada um dos três campi da Uninove, mostrando como as nossas escolhas cotidianas determinam o mundo em que vivemos.

Além das palestras de conscientização, o Akatu distribuirá na universidade materiais impressos e publicações sobre consumo consciente e afixará cartazes com mensagens mobilizadoras, como “consuma sem consumir o mundo em que você vive”.

“Escolhemos o Akatu para esse projeto porque o consumo consciente agregará muito na formação cidadã de nossos alunos – refletindo sobre o ato de consumo de recursos naturais (água, energia e geração de lixo), como também para entender o seu papel de consumidor consciente na hora de comprar bens e serviços. O tema da sustentabilidade tem sido trabalhado pela Uninove e a participação do Akatu  será fundamental para colaborar nesse processo com os nossos 60 mil alunos”, afirma Paula Góes Bakaj Cavagnari, Diretora de Responsabilidade Social e Extensão Universitária da Uninove.
Além do Akatu, o aluno pode optar por beneficiar a Casa Hope, instituição de apoio à criança com câncer. No primeiro semestre deste ano, as instituições que participaram do “Projeto Boleto On-Line” foram a Fundação Abrinq e o SOS Mata Atlântica. Em 2005, a receita foi dividida entre Ação Criança e Instituto Sou da Paz.

A Uninove é uma das maiores instituições de ensino do Estado de São Paulo e oferece mais de 80 cursos superiores e de pós-graduação para cerca de 60 mil alunos, além de realizar investimentos em pesquisa e em ações sociais para a comunidade.

Veja abaixo o texto de apresentação do Akatu que o aluno da Uninove lê antes de pagar sua mensalidade: “Escolha AGORA o mundo em que VOCÊ vai viver amanhã!  A humanidade consome 20% a mais do que a Terra consegue produzir.; E VOCÊ pode contribuir para MUDAR O MUNDO a partir das suas escolhas de consumo. Todo consumo causa impactos no meio ambiente e na sociedade. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir como usar e descartar o que não serve mais, VOCÊ usa seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente O Instituto Akatu trabalha para educar, informar, sensibilizar e mobilizar para o Consumo Consciente, transformando o ato de consumo em um ato de solidariedade com o planeta e com a humanidade. Ajude o Akatu a disseminar o Consumo Consciente e escolha o mundo de amanhã. ‘CONSUMA SEM CONSUMIR O MUNDO EM QUE VOCÊ VIVE’.”

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também