loader image
31.03.15 às 0:00

Nestlé: Escolas municipais recebem Prêmio Nestlé Nutrir

Projetos são direcionados à educação alimentar de crianças e adolescentes
Ação de Apoiador

A Fundação Nestlé Brasil fez a entrega, no dia 30 de março, do Prêmio Nestlé Nutrir nas Escolas, que reconhece os profissionais que atuam em projetos voltados à educação alimentar de crianças e adolescentes em redes municipais de ensino.

O Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, criado em 1999, atua na prevenção e combate à obesidade infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividades físicas. Ele chega às escolas por meio de parcerias firmadas com as secretarias municipais de educação, que viabilizam encontros de formação para capacitar professores em geral, educadores físicos, cozinheiras e nutricionistas dentro dos pilares nutrição, educação e atividade física. Esse profissionais se tornam então multiplicadores dentro das escolas para os demais educadores.

Todos os profissionais capacitados passaram a ter acesso a uma plataforma digital que continha um desafio local, estabelecido de acordo com a necessidade de cada região. A partir daí, alimentaram o sistema com os resultados e avanços obtidos por meio de fotos, vídeos e dados. Os vencedores, um de cada uma das categorias profissionais por cidade, foram escolhidos com base na pontuação obtida durante o processo. Além disso, as escolas com o melhor desempenho na soma das pontuações dos profissionais inscritos também são reconhecidas na premiação.

Em 2014, foram envolvidas no programa 873 escolas, com a capacitação de 1.819 profissionais e mais de 430 mil crianças envolvidas nas cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Santos (SP) e Salvador (BA).

Um exemplo de iniciativa transformadora foi a da Escola Municipal Professora Consuelita Cândida, em Belo Horizonte (MG), onde a cozinheira Regina Guerra tinha o desafio de criar uma receita utilizando ingredientes que normalmente são rejeitados pelos alunos. Como as crianças tinham grande resistência em comer inhame ensopado, a cozinheira decidiu criar uma torta acrescentando cenoura e aveia, ingredientes também pouco aceitos. O resultado foi uma receita saudável e criativa, amplamente aprovada pelas crianças.

Outro projeto vencedor é o da Escola Municipal de Educação Infantil Olívia Fernandes, em Santos (SP), realizado pela nutricionista Paula Martins. Ela criou o “Guia de Conselhos e Dicas Para  Cozinheiros Novatos na Escola”, com instruções e dicas fundamentais para o dia a dia dos cozinheiros. O guia gerou um sentimento de valorização entre os profissionais e o sucesso foi tão grande que a Secretaria da Educação de Santos incorporou o guia e, a partir desse ano,  novos cozinheiros de todas as escolas municipais da cidade receberão o material para auxiliar o início de seu trabalho.

Nos 15 anos do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, já foram capacitados 19 mil educadores, com participação de 2,3  milhões  de crianças em mais de 7 mil escolas públicas de todo o Brasil. Entre outras atividades, o programa mantém parcerias com quatro organizações sociais: o Instituto Fernanda Keller, em Niterói (RJ); o Instituto Bola pra Frente, no Rio de Janeiro (RJ); o Bairro da Juventude, em Criciúma (SC) e a Casa do Zezinho, em São Paulo (SP).

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também