loader image
29.03.11 às 14:29

Produção brasileira de commodities para exportação prejudica meio ambiente, diz Ipea

Exploração intensiva de recursos naturais para atender o mercado internacional provoca impactos negativos na natureza
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na segunda-feira (21/02), aponta que a produção brasileira de commodities – produtos básicos em estado bruto – para exportação está gerando impactos negativos ao meio ambiente. Isso acontece devido à exploração intensiva dos recursos, sem respeitar seu ciclo natural de vida.

“Na produção de cana-de-açúcar e da soja, há uma grande utilização de parcelas do solo que pode ter impactos como o deslocamento de populações rurais, redução de terra para produção de alimentos, uso intenso de agrotóxicos que contaminam o solo e em consequência contaminam a água”, explica Jorge Hargrave, pesquisador do Ipea e um dos autores do estudo.

Segundo Hargrave, os gestores públicos e privados brasileiros ainda não assimilaram a cultura de produção que leva em consideração as questões ambientais. “Para os gestores, as questões ambientais são vistas como um entrave ao desenvolvimento”.

Durante a apresentação do estudo, o pesquisador citou a produção de alimentos orgânicos que tem baixo impacto ambiental como demonstração de que existem soluções que agregam o crescimento da produção e a redução dos impactos negativos no meio ambiente.

“Além disso, é possível continuar produzindo soja, sendo uma parte com agrotóxico e outra sem agrotóxico, por exemplo”, ponderou. “Pode-se ter uma produção tão grande quanto há hoje em bases sustentáveis. É uma questão de regular o mercado dizendo que tipo de produção se que ter.”

O documento integra uma série de análises cujo tema é Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, Economia e Bem-Estar Humano. Clique aqui para ler o levantamento na íntegra.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também