loader image
09.09.16 às 11:38

Primeiro corredor verde do mundo será lançado no Minhocão, em São Paulo

Projeto apresenta museu a céu aberto e ganha lançamento durante a programação da 32ª Bienal de São Paulo, em setembro
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Movimento 90º celebra o lançamento do Corredor Verde do Minhocão (primeiro do gênero no mundo), durante a  programação da 32ª Bienal de São Paulo no domingo, dia 11 de setembro. O evento tem início às 14h, na Rua da Consolação (altura do Elevado) e está recheado de atrações.

O projeto, que nasceu em 2013, conta hoje com 5 mil metros quadrados de novas áreas verdes, em parques verticais. O corredor, além de contribuir para o combate à poluição, também se tornou uma  ferramenta de reabilitação urbana. As obras têm as assinaturas dos artistas Christopher Page, Daniel Steegmann Mangrané, Paulo Monteiro, Pedro Wirz e Renata de Bonis.

O Movimento 90 é um negócio de impacto socioambiental que tem como causa o aumento de área verde em grandes metrópoles por meio de instalação de jardins verticais com impacto na paisagem urbana, chamados parques verticais. Além do Minhocão, são mais 50 projetos assinados pelo Movimento 90 em São Paulo, desde jardins menores em ambientes privados ao Edifício Santa Filomena na região central da cidade.

Iniciativas como essas despertam nas pessoas a importância da recuperação de áreas desmatadas e da preservação das que ainda existem, principalmente em áreas urbanas (onde já se concentra a maioria da população brasileira), contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, do equilíbrio do clima, do abastecimento de água e de energia, e da sustentabilidade da vida no planeta.

Programação completa

Quer participar? Então dá uma olhada na programação completa do evento aqui.

14h – Walking tour pelo Minhocão com Guil Blanche, fundador do m.90º, passando pelo circuito de parques verticais a partir da Rua da Consolação.

16h – Mesa redonda para discutir as diferentes facetas do projeto no desenvolvimento da cidade de São Paulo do ponto de vista cultural e sócio-ambiental com Jochen Volz, Guilherme Wisnik, Erika Verzutti e Matthew Wood. Mediação de Kiki Mazzucchelli.

18h – Exibição de estreia de filme sobre a criação do Corredor Verde.

Veja mais informações na página do evento no Facebook.

Leia mais:

Com mutirão de 500 voluntários, São Paulo ganha mais uma mini-floresta

Atlas da Mata Atlântica mostra situação do desmatamento em São Paulo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também