loader image
29.12.10 às 23:16

Preocupação social chega às pequenas empresas

Balanços e relatórios de sustentabilidade comprovam atuação nas áreas de gestão e meio ambiente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu:Práticas de responsabilidade social são um imenso diferencial num mercado em que o consumidor está cada vez mais exigente e consciente. Quando o consumidor opta por comprar produtos de empresas que realizam ações de RSE, está ajudando a construir uma sociedade que alia prosperidade econômica com justiça social.

Cada vez mais a responsabilidade social deixa de ser assunto de grandes empresas e passa a fazer parte das estratégias das pequenas e médias. Embora não disponham de muitos recursos, empregam criatividade, pensamento a longo prazo, envolvimento dos funcionários e presença nas comunidades em que atuam.

Um dos termômetros do empenho é a formulação de balanços sociais, também chamados de relatórios de sustentabilidade _peça contábil que serve para medir os resultados sociais e ambientais de uma empresa.  O Prêmio Balanço Social, realizado por cinco entidades ligadas à responsabilidade social e ao mercado de capitais, dedicou uma categoria para balanços de micro, pequenas e médias, que aumentam a cada ano.

Em 2003, quatro empresas inscreveram seus balanços na premiação. No ano passado, foram 12. Ainda são poucas, mas a organização espera maior adesão até o final de julho, quando terminam as inscrições.

De acordo com Alberto Perazza, coordenador da premiação, o interesse maior das pequenas e médias por uma gestão com responsabilidade social é decorrente de pressões do mercado e também de uma maior sensibilidade em relação aos problemas das comunidades em que estão inseridas.

“Uma empresa pequena que atua de modo responsável consegue ganhar o respeito do consumidor”, afirma.  Segundo ele, a elaboração do balanço social ajuda a tornar públicos os valores da companhia.  “É um instrumento de comunicação, onde a empresa pode expressar sua visão, missão e cuidado com o ser humano.”

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também