Prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro divulgam resultados

Do total de 335 inscritos, 5 foram escolhidos para a final do Empreendedor Social e 3 para a do Folha Empreendedor Social de Futuro

Cybele Amado de Oliveira 45, pedagoga, criadora do Icep (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa), na Bahia, venceu a 8ª edição do Prêmio Empreendedor Social, e Fernando Botelho, 42, sociólogo, fundador da F123, do Paraná, ganhou a 4ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. A categoria “Escolha do Leitor” ficou com o médico Antonio Sergio Petrilli, do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), eleito pelo voto dos internautas. As três premiações foram entregues nesta quarta-feira, 7/11, em cerimônia no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista.

“Esse é o prêmio da educação pública brasileira. Nós acreditamos nela, e o nosso país precisa muito voltar a fortalecê-la. A premiação vai nos ajudar a expandir a metodologia para mais territórios. Com isso, daremos mais força aos milhares de educadores da escola pública do Brasil que podem mudar para sempre a história de vida das nossas crianças, ensinando aquilo que elas precisam aprender”, afirmou Cybele Amado de Oliveira.

“O reconhecimento da Folha nos dá visibilidade e a chance de levar essa alternativa do F123 a crianças e jovens que hoje não conseguem ser produtivos nem ter as oportunidades que merecem ter porque nem sabem que o F123 existe. Queremos um movimento, uma mudança social, muito mais do que uma simples empresa ou produto”, disse Fernando Botelho.

Os prêmios
O Prêmio Empreendedor Social, promovido no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com a Folha de S.Paulo, valoriza líderes sociais que atuam há pelo menos três anos de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas, em áreas como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação, saúde. Concorreram com Cybele Amado de Oliveira: Almir Suruí e Ivaneide Cardozo, da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí e da Kanindé Associação de Defesa Etnoambiental, ambas de Rondônia; Luís Fernando Guedes Pinto, da Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), de São Paulo; e Antonio Sergio Petrilli, do Graacc, de São Paulo.

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, realizado exclusivamente pela Folha de S.Paulo, reconhece e promove líderes sociais que atuam há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, de forma inovadora, e que precisem de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa, além de multiplicar seu impacto. Com Fernando Botelho, disputaram Mariana Madureira e Marianne Costa, ambas da Raízes Artesanato – Raízes Desenvolvimento Sustentável, de Minas Gerais.

Além de terem seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha no dia 08/11, e na Folha.com, finalistas e vencedores receberão mais de R$ 350 mil em benefícios, entre eles auditoria financeira, assessoria jurídica e bolsas de estudo no Brasil e no exterior, para cursos, congressos, seminários e MBAs. O ganhador do Prêmio Empreendedor Social também participará do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2013 e da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e comporá a Rede de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab. Já o vencedor do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, igualmente ao ganhador do Empreendedor Social, integrará a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

VENCEDOR DO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2012
Cybele Oliveira, 45, pedagoga, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, da Bahia – trabalha em prol da erradicação do analfabetismo, promovendo a formação de leitores e escritores autônomos no ensino fundamental. Site: www.institutochapada.org.br

VENCEDOR DA “ESCOLHA DO LEITOR”
Antonio Sergio Petrilli, 66, médico, do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), de São Paulo – está à frente desta organização que oferece tratamento de alta qualidade a crianças e adolescentes com câncer e sem recursos financeiros. Site: www.graacc.org.br

VENCEDOR DO PRÊMIO FOLHA EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO 2012
Fernando Botelho, 42, sociólogo, da F123, do Paraná – criou um software livre de baixo custo que possibilita a integração de pessoas cegas e com baixa visão à sociedade e ao mercado de trabalho. Site: www.f123.org

Siga no twitter.
Curta no facebook.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: