loader image
15.10.07 às 0:00

Prêmio Top Social, da ADVB, homenageia parceiros do Akatu

  A 9ª edição do Prêmio Top Social ADVB 2007 homenageou ações sociais de alguns parceiros e associados do Akatu, entre outras empresas que também inscreveram projetos de responsabilidade social na premiação. A iniciativa, realizada pelo Instituto ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) de Responsabilidade Social, visa o reconhecimento de organizações […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

A 9ª edição do Prêmio Top Social ADVB 2007 homenageou ações sociais de alguns parceiros e associados do Akatu, entre outras empresas que também inscreveram projetos de responsabilidade social na premiação. A iniciativa, realizada pelo Instituto ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) de Responsabilidade Social, visa o reconhecimento de organizações que valorizam o desenvolvimento social como fator de crescimento, indo além de suas funções tradicionais e atuando destacadamente como agentes sociais. Entre as 35 empresas vencedoras, de um total de 187 projetos inscritos, estão a Nestlé Brasil (Parceiro Pioneiro do Akatu), Fundação Itaú Social (Parceiro Pioneiro do Akatu), Instituto Wal-Mart Brasil (Parceiro Estratégico do Akatu) e Gerdau (Parceiro Mantenedor do Akatu).

A Nestlé Brasil foi condecorada por um projeto de Formação de Cooperativas de Reciclagem. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio do aumento de capacidade de coleta de lixo por parte de cooperativas de catadores, ampliando o volume de material reciclado. O projeto é realizado em parceria com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. A entidade promove o treinamento e orientação dos catadores associados.

A Fundação Itaú Social recebeu o prêmio pelo programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. O programa, iniciado em 2004, é voltado para gestores de projetos sociais de ONGs, do poder público e de fundações empresariais. Os profissionais são treinados, por meio de aulas teóricas e práticas, na utilização dos instrumentos necessários para estimar os impactos dos programas e seu retorno econômico.

No caso do Wal-Mart, o projeto vencedor foi a “Loja da Comunidade”, no qual determinadas unidades do supermercado estabelecem relacionamentos com a sociedade, por meio de ações como arrecadação de livros, alimentos e roupas, postos de vacinação e ações educativas. Outro case vencedor foi a “Capacitação e Geração de Renda”, do Instituto Wal-Mart, que consiste no apoio a 21 projetos, de diversos setores (grupos de costureiras, cooperativas de catadores, capacitação de jovens), no intuito de garantir a continuidade do desenvolvimento desses projetos.

Já o grupo Gerdau venceu pela promoção da “Copa Voluntário Gerdau”, onde cerca de seis mil voluntários (colaboradores da empresa e seus familiares) desenvolvem ações de responsabilidade social entre eles e algumas comunidades envolvidas. Mais de 130 mil pessoas de 472 entidades de todo o Brasil foram beneficiadas pela ação, ocorrida pela primeira vez no ano passado. Já o Programa Voluntário Gerdau, que contava com a participação de 1,4 mil colaboradores, alcançou a marca de mais de 2,4 mil colaboradores voluntários após a realização da Copa – um crescimento de 68%.

Neste ano, o tema da Copa Voluntário Gerdau é o Consumo Consciente, e o Akatu foi convidado para auxiliar na organização do projeto, fornecendo conteúdos, sugerindo atividades e assessorando o andamento do evento. Atualmente, o Akatu está realizando as capacitações dos funcionários da rede que são responsáveis pela liderança desse projeto no Brasil inteiro.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também