loader image
08.04.19 às 11:46

Prêmio Desafio 2030: inscrições abertas para edição 2019

Instituto Akatu, Instituto 5 Elementos, Reconectta e Virada Sustentável premiarão trabalhos de escolas públicas e privadas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com o objetivo de estimular cada vez mais a cultura da sustentabilidade dentro das escolas, o Instituto Akatu, o Instituto 5 Elementos,  a Reconectta e a Virada Sustentável se unem mais uma vez para realizar a terceira edição do “Prêmio Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo”.

As inscrições estarão abertas entre os dias 8/4 e 16/6 para todas as escolas públicas e particulares da grande São Paulo. A divulgação dos finalistas será feita no dia 12/08. Para concorrer, é preciso preencher o formulário disponível no site do Prêmio Desafio 2030. 

Serão premiados seis projetos, um para cada nível: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e, pela primeira vez, Ensino Técnico.

A iniciativa reconhece trabalhos desenvolvidos em instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030, formada por um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

As escolas premiadas receberão um certificado e um troféu, além do reconhecimento público pela sua contribuição junto aos temas dos 17 ODS. Outra novidade para este ano é que os projetos que se destacarem farão parte de um e-book da iniciativa.

Confira os critérios de seleção para os projetos vencedores em cada categoria:

  1. Contexto e relevância do projeto com a realidade escolar e com os 17 temas dos ODS;
  2. Transformação da realidade escolar e do território;
  3. Número de temas dos 17 ODS que o projeto abrange;
  4. Quantidade de atores da comunidade escolar e fora dela, bem como parceiros de conteúdo e ação;
  5. Protagonismo dos alunos no processo em parceria com seus professores.

Em 2018, o Prêmio Desafio 2030 contou com a participação de mais de 42,8 mil alunos da rede pública e particular. Foram 79 projetos inscritos, de 58 escolas, o que representou um crescimento de 80% das inscrições em comparação à primeira edição, realizada em 2017. A participação de escolas públicas aumentou 264%, saindo de 11 projetos inscritos em 2017 para 40 no ano passado. Para 2019, a expectativa é manter essa taxa de crescimento, chegando a 140 projetos inscritos.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também