loader image
31.12.10 às 9:13

Preferência a quem merece

Consumir com consciência é uma ação cotidiana, prática e eficaz, por Paulo Azeredo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Você é a pessoa mais importante para qualquer empresa. Porque é você quem escolhe, quem compra e quem paga por aquilo que ela produz. Portanto é você, consumidor, quem tem o direito e a oportunidade de transformar seus atos de consumo, em poderosos instrumentos de cidadania.

Quando você compra os produtos de uma empresa que não polui, que não desperdiça recursos naturais, que se preocupa com a sustentabilidade do planeta, você está aprovando suas posturas, seus métodos de produção e estimulando para que ela continue assim.

O mesmo acontece com empresas que não visam apenas o lucro, que cuidam bem de seus funcionários, que investem em programas sociais, respeitam seus clientes e fornecedores. Elas também merecem ser premiadas com a sua preferência.

Isso é Consumo Consciente. Levar para casa o que precisa, satisfazendo suas necessidades individuais e ainda poder dar sua contribuição para o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente. Isso é responsabilidade individual, incentivando e ajudando a gerar responsabilidade social nas empresas.

E o melhor é que a cada dia mais, elas estão percebendo que efetivamente precisam fazer a parte que lhes cabe. Aperfeiçoando-se contínuamente e comunicando suas posturas e atitudes com absoluta transparência. Para que você, por sua vez, possa exercer de forma mais clara e abrangente, o poder de escolha.

Consumir com consciência é uma ação cotidiana, prática e eficaz. Uma ação transformadora, que está em suas mãos. Basta dar preferência a quem merece.

Mostre às empresas, que você exige envolvimento, participação e acredite: elas vão fazer de tudo para não perder você.

Paulo Azeredo é publicitário e poeta. Fez parte do Comitê de Consumo Consciente do Instituto Akatu,SP/2002.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também