Pratique o consumo consciente nas festas de Natal

Pensando no impulso de consumo que permeia o Natal, o Akatu preparou dicas para que as festas de fim de ano sejam especiais e, acima de tudo, conscientes

Pensando no impulso de consumo que permeia o Natal, o Instituto Akatu preparou dicas para que as festas de fim de ano sejam especiais e, acima de tudo, conscientes.

1. Natal com significado
Natal é tempo de renascimento. Os presentes são mostras de afeto renovado às pessoas queridas. Aproveite as festas de final de ano para estar com quem você mais gosta e para compartilhar um texto, ouvir uma música, refletir sobre o ano que passou e sobre os planos futuros.

2. Acerte no presente
Minimize o risco de errar nos presentes: pergunte o que as pessoas querem ganhar ou, se preferir fazer surpresa, reflita bem antes de comprar, buscando algo que tenha a ver com os gostos e interesses de quem você irá presentear.

3. Controle o impulso consumista do Natal
Compre menos, opte pelo “amigo secreto”, planeje suas compras, estabeleça um limite de gastos e não o ultrapasse.

4. Dê presentes alternativos
Faça você mesmo alguns dos seus presentes, compre produtos artesanais feitos por comunidades, cooperativas ou entidades do terceiro setor e opte por objetos feitos com matéria-prima reciclada.

5. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa: você estará contribuindo com o crime organizado e com o conseqüente aumento da violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.

6. Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis
Informe-se sobre as empresas das quais vai comprar, consultando a Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial dentro do Guia de Empresas e Produtos do Instituto Akatu ou outras publicações especializadas.

7. Avalie bem quando comprar a prazo
Caso opte por comprar a prazo, verifique a taxa de juros e analise se a prestação é adequada ao seu orçamento do ano novo.  Caso pague à vista, busque negociar um desconto no preço. E não esqueça de fazer uma reserva no seu orçamento para os gastos que sempre ocorrem no início de ano.

8. Cuidado com as embalagens
Dê preferência a papéis e embalagens recicladas, escolha as embalagens duradouras e que possam ser reutilizadas, e encaminhe para reciclagem as que não puderem ser reaproveitadas.

9. Decore conscientemente
Opte por uma árvore de Natal natural plantada em um vaso, de modo a poder  usá-la no próximo ano. Reaproveite os enfeites dos anos anteriores  e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos a partir de materiais recicláveis. Após as festas, guarde os enfeites com cuidado e os reutilize no próximo Natal. Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir.

10. Faça doações
O Natal é uma boa época para você doar o que não usa e que pode ser útil para outras pessoas. E se você apoiar entidades que acolhem os menos favorecidos, estará contribuindo para que tenham um Natal mais feliz.

11.  Ceia de Natal consciente
Compre apenas a quantidade de alimentos que você estima que realmente será consumida. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício. Mesmo que a família seja grande e o trabalho depois da ceia também, esqueça os pratos e copos descartáveis, que viram lixo. Opte pelos de porcelana e vidro, que podem ser lavados e reutilizados. E evite comer e beber em excesso.

12.  Dissemine o consumo consciente
Aproveite a festa natalina e dissemine o consumo consciente entre seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é o melhor presente que você pode dar à humanidade. E lembre-se: há coisas que por um milagre, quanto mais consumimos, mais se multiplicam. Por isso, no Natal, consuma exageradamente amor, beleza, alegria, carinho e amizade.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: