loader image
14.12.10 às 9:32

Poluição faz Terra receber menos luz do Sol

Partículas poluentes refletem raios solares, causando alterações climáticas como o efeito estufa
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: a necessidade de combater a poluição atmosférica torna-se cada vez mais imediata. Uma maneira de colaborar é evitar usar o carro sem necessidade, dando preferência ao transporte público e às bicicletas. Verifique também se os produtos que você consome agridem a camada de ozônio.

Trabalhos de cientistas britânicos e australianos concluem que a Terra está recebendo uma quantidade cada vez menor de energia solar, por causa da poluição atmosférica. E que, paradoxalmente, isto pode ser resultado do aquecimento global.

O fenômeno, chamado de “turvação global”, ocorre porque partículas sólidas lançadas ao ar por atividades poluentes, como cinzas e fuligem, refletem a luz de volta para o espaço, impedindo que ela chegue ao planeta. Além disso, a poluição também modifica as propriedades óticas das nuvens, aumentando a sua capacidade de refletir os raios de Sol de volta para o espaço.

O primeiro cientista a observar o fenômeno foi o britânico Gerry Stanhill, que comparou dados obtidos em Israel na década de 1950 com medições mais recentes e encontrou uma queda de 22%. Ao procurar dados semelhantes sobre outros países, notou a redução também ocorria: em partes da antiga União Soviética, ela chega a 30%; na Grã-Bretanha, a 16%; nos Estados Unidos, a 10%. Embora a variação seja grande de lugar a lugar, a estimativa é que o declínio tenha sido de 1% a 2% por década nos últimos 50 anos.

Os cientistas agora temem que menos luz solar chegue aos oceanos, o que pode afetar o padrão da ocorrência de chuvas no planeta. Há quem sugira que a turvação global esteja por trás das secas que causaram centenas de milhares de mortes na África subsaariana nos anos 1970 e 1980. Alguns dados preocupantes insinuam que algo parecido pode estar acontecendo agora na Ásia. Uma outra conclusão é a de que os cientistas podem ter subestimado o poder do efeito estufa.

Muitos especialistas acham surpreendente que a energia acumulada na atmosfera pelas emissões de gás carbônico só tenha causado um aumento de temperatura de 0,6 ºC. O aumento da temperatura causada pelo excesso de CO2 pode ter sido amenizado pelo esfriamento causado pela redução do nível de radiação solar na Terra. Isto indica que o clima pode ser muito mais sensível ao efeito estufa do que se pensava anteriormente.

 

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também