loader image
07.07.17 às 11:23

Poluição dentro dos carros ameaça a saúde das crianças

Fumaça entra nos carros e é aspirada pelos passageiros; essa poluição ameaça ainda mais a saúde das crianças, que estão em fase de desenvolvimento físico e imunológico

A poluição do ar é mais perigosa para crianças dentro do carro do que fora dele, afirmam cientistas.

Caminhar e pedalar expõe menos as crianças à poluição do que transportá-las dentro do carro, segundo o professor Stephen Holgate, especialista em asma, da Southampton University, diretor do grupo de trabalho sobre poluição atmosférica na Royal College of Physicians, do Reino Unido, em entrevista ao The Guardian.

A fumaça expelida pelos escapamentos é aspirada por outros veículos, por meio dos ventiladores, e fica “presa” dentro dos veículos. Holgate estima que a poluição seja de 9 a 12 vezes mais alta dentro do veículo do que fora.

A poluição do ar é prejudicial à saúde, especialmente a das crianças. Pode ameaçar o desenvolvimento dos pulmões, prejudicar o aprendizado das crianças e até alterar o seu DNA.

Um estudo feito com crianças em Barcelona, na Espanha, mostrou que a poluição atmosférica reduz a habilidade da criança em se concentrar e diminui o seu tempo de reação. A pesquisa aumenta a evidência de que a poluição do ar tem o potencial de ameaçar o desenvolvimento neurológico.

Outra pesquisa, nos Estados Unidos, mostrou que níveis altos de poluição atmosférica estão relacionados a danos no DNA das crianças, que estão em fase de desenvolvimento físico e imunológico.

A poluição atmosférica em centros urbanos é formada, em grande parte, da fumaça expelida por veículos automotores. Precisamos ter em mente que, para reduzir o problema, as atitudes e escolhas de cada pessoa fazem a diferença. É importante cobrar dos governos o investimento em transporte público e melhorias de infraestrutura para pedestres e ciclistas.

Também é preciso, sempre que possível, dar a preferência para transporte público, fazer trechos curtos a pé ou em bicicleta, diminuir o uso de veículo individual, atitudes que contribuem para a diminuição da poluição atmosférica. As evidências científicas de que a poluição dentro dos veículos é maior do que fora são mais um motivo para essa mudança de comportamento, que trará um benefício para toda a sociedade.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também