Plataforma cria rótulo internacional para informar sobre os impactos socioambientais dos produtos

Impactwala surgiu na Índia e visa empoderar os consumidores de todo o mundo a fazerem escolhas mais conscientes na hora de comprar um produto

A Impactwala é uma organização global sem fins lucrativos que oferece informações sobre os impactos socioambientais na cadeia produtiva de diferentes produtos, como eletrônicos, alimentos, itens de higiene pessoal, roupas, acessórios, brinquedos e cosméticos.

A iniciativa funciona a partir de uma plataforma colaborativa que recolhe e agrupa dados de diversos produtos e os fornece aos consumidores através do próprio site  na forma de classificação por impacto de produção, para auxiliar no momento da compra. O consumidor então acessa os dados dos impactos de cada produto e marca, permitindo que ele faça uma escolha mais consciente.

Através da plataforma Lablewala, a instituição classifica os rótulos ecológicos que são obrigatórios ou relevantes para auxiliar a compra de acordo com as diferentes regiões do globo. Isso ajuda os consumidores a distinguir os rótulos ecológicos genuínos das enganosas estratégias ambientais promovidas por algumas empresas (greenwashing). É um banco de dados criado pelos usuários, onde qualquer pessoa pode fazer o upload dos rótulos através do website, e que fica disponível para o acesso de todos.

O objetivo da Impactwala é permitir que a sociedade viva de forma ética a partir de escolhas conscientes. Por ser difícil o acesso à informações críveis quanto ao processo produtivo de bens de consumo,  a maioria dos consumidores não consegue recolher os aspectos mais relevantes sobre os impactos de um produto, já que eles nem sempre são descritos de maneira transparente nos rótulos ou nos sites das marcas.

Por isso a ideia de criar uma plataforma em que o acesso à informação é facilitado através de parcerias com empresas que já realizam certificações de qualidade sobre os impactos dos produtos.

Segundo a instituição, 33% das pessoas compram de marcas baseando-se nos seus impactos sociais e ambientais. Por isso, é importando focar em reunir especialistas de todo o mundo para criar uma classificação completa e empoderar os consumidores a fazerem escolhas conscientes de modo a impactar positivamente a sociedade e o planeta.

Abaixo, o vídeo em inglês do sócio-fundador Minhaj Ameen explicando a ideia da iniciativa:

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: