loader image
07.05.13 às 15:55

Pense antes de jogar fora

Folheto dá dicas de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo que ajudam a poupar os recursos naturais, gerar menos resíduos e minimizar seu impacto sobre o meio ambiente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: Atualmente, a humanidade já consome 50% mais recursos renováveis do que a Terra consegue regenerar, mesmo em uma situação de enorme concentração do consumo, em que apenas 16% da população mundial é responsável por 78% do total do consumo no planeta. E, hoje, essas mesmas pessoas também são responsáveis pelo descarte dos resíduos daquilo que consomem. Por isso, um modelo mais sustentável de produção e consumo passa por uma vida útil mais prolongada dos produtos e a escolha, sempre que possível, de produtos duráveis em vez dos descartáveis ou de obsolescência acelerada. E se o reuso ou conserto não forem opções possíveis, a reciclagem dos resíduos é o caminho. Assim, será possível alcançar o bem-estar desejado pela sociedade com um uso muito menor de recursos naturais do que o atual, por meio de, ao mesmo tempo, uma produção mais responsável e um consumo mais consciente.

No Brasil, cada habitante gera em média 1,1 kg de resíduos por dia. O que fazer com ele? Pensando em conscientizar a população, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) elaborou um folheto chamando a atenção para o princípio dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Trata-se de um conjunto de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo que ajudam a poupar os recursos naturais, gerar menos resíduos e minimizar seu impacto sobre o meio ambiente, além de promover a geração de trabalho e renda.

Para atingir esses objetivos, bastam atitudes simples que podem ser adotadas no dia-a-dia da população. Adquirir sempre produtos mais duráveis, por exemplo, procurar aqueles que utilizem menos embalagens, evitar sacos plásticos, comprar o suficiente para o consumo, aproveitar tudo o que puder dos alimentos, colocar no prato só o que for comer, além de reformar e conservar objetos.

“Foi um trabalho de equipe.Tentamos resumir ao máximo o número de informações que iríamos disponibilizar naquela pequena publicação. Fomos desde a rota do lixo até a coleta seletiva”, afirma o gerente do Departamento de Ambiente Urbano do MMA, Saburo Takahashi. Segundo o folheto, os 3Rs também são objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, previsto na Lei 12.305/2010), que prevê a extinção dos lixões até 2014.

De acordo com a PNRS, a reutilização é o aproveitamento de resíduos sólidos antes da sua transformação biológica, física ou físico-química. Isso significa utilizar frente e verso do papel, usar cartuchos de impressora recarregáveis, reaproveitar vidros de geleia, maionese e outros alimentos, doar materiais como roupas e objetos para instituições. E, por fim, a reciclagem, que trata do processo de transformação dos resíduos sólidos em insumos e novos produtos.

Para se ter uma ideia, no Brasil, 13% dos resíduos sólidos urbanos passam pelos processos de reciclagem, inclusive por compostagem. Atualmente são reciclados papel de escritório (28%); papel ondulado (70%); plásticos (19%); latas de alumínio (98%); latas de aço (49%); vidro (47%); pneus (92%); embalagens longa vida (25%); resíduo sólido orgânico urbano (4% por compostagem) e garrafas PET (56%).

Clique aqui para ler a noticia completa, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

 

Siga no Twitter.
Curta no Facebook.
*Foto de Renato Cardoso (www.sxc.hu)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também