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23.09.14 às 14:35

Peça publicitária do Akatu está na lista das melhores campanhas dos últimos 15 anos

Anúncio entrou na lista “The power of print” do site Gunn Report, que elenca as melhores campanhas impressas do mundo, entre 1999 e 2013
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Um anúncio criado pela agência Leo Burnett para o Instituto Akatu entrou na lista “The power of print” do site Gunn Report, que elenca as melhores campanhas publicitárias impressas dos últimos 15 anos, entre 1999 e 2013. A publicação analisou 1028 campanhas ao redor do mundo e chegou a uma lista com 140 exemplos de excelência. No Brasil, foram escolhidos 12 trabalhos de destaque.

A peça publicitária veiculada pelo Instituto Akatu, destacada pelo Gunn Report como um dos melhores anúncios impressos, é a chamada “Favela”. O anúncio mostra uma imagem de uma comunidade e depois alerta o leitor de que a fotografia está, na verdade, ao contrário. “Você é tão indiferente que nem se deu conta de que esta foto está de ponta-cabeça?”, diz. Este trabalho já recebeu várias premiações, entre elas o Leão de Ouro no Festival de Cannes e um prêmio especial concedido pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante o Festival de Nova York em 2006.

O anúncio “Favela” fez parte do Movimento Cuide, uma campanha de comunicação cujo slogan é “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”. A campanha, toda desenvolvida pela agência Leo Burnett com o apoio de vários parceiros do Akatu, surgiu para disseminar o conceito e estimular a prática do consumo consciente por meio de peças veiculadas em TV, rádio, internet, outdoor, jornais e revistas.

O movimento Cuide é um chamado à ação e pretende despertar nos cidadãos a consciência de seu poder transformador e o compromisso com o futuro, tanto no que se aplica ao meio ambiente e à sociedade, quanto em relação ao próprio indivíduo e sua família. O movimento tem como meta mostrar o ato do consumo como um ato de cidadania – uma vez que o consumidor tenha consciência de que seu poder de escolha pode construir um mundo melhor.

A campanha é dividida em vários temas ligados ao consumo consciente, como o uso racional da água, dos alimentos, a maneira correta de descartar seu lixo, assim como a Responsabilidade Social Empresarial, entre outros temas.

Além da peça “Favela”, outro anúncio chamado Tomate, também ganhou reconhecimento internacional, ao ser a mais votada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O evento reuniu a elite econômica e política do planeta, de 26 a 30 de janeiro de 2006, na cidade suíça.

O movimento Cuide foi lançado na edição Inverno 2004 do São Paulo Fashion Week. Já na edição Verão 2004/2005 do mesmo evento, o Cuide esteve presente com a venda das sacolas, que são as peças-símbolo do movimento.

 

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